• Parque temático em Atibaia terá atrações baseadas no Sítio do Picapau Amarelo
  • Missas em sufrágio pela alma do Papa Francisco serão celebradas em Assis nesta segunda-feira
  • Festa de 120 anos em Maracaí: shows, diversão e o aguardado lançamento do Rodeio Fest
Novidades e destaques Novidades e destaques

Policial • 13:51h • 12 de fevereiro de 2025

Análise de mensagens e arquivos e uso de software avançado: entenda o trabalho do perito de informática

Equipes especializadas da Polícia Científica de SP conseguem até mesmo recuperar registros apagados em celulares e computadores, que servem como provas em sentenças judiciais

Agência SP | Foto: SSP/Governo de SP

Um dos celulares apreendidos pela perícia.
Um dos celulares apreendidos pela perícia.

Com análises minuciosas de mensagens e arquivos, pesquisas e uso direto dos mais avançados softwares forenses, os profissionais do Núcleo de Perícias de Informática conseguem não só auxiliar nas investigações, mas também apoiar a Justiça na decisão de alguma sentença, com inúmeras possibilidades de agravantes, a depender do que foi encontrado no celular, computador ou outros aparelhos relacionados com a pessoa investigada. O setor pertence à Superintendência da Polícia Técnico Científica de São Paulo (SPTC), que completou 27 anos no domingo (9).

Só em 2024, as equipes periciaram mais de 3,8 mil celulares e tablets, 1,1 mil computadores e cerca de 600 máquinas de cartão. Boa parte dos crimes descobertos nessas análises é de pedofilia, estelionato e tráfico de drogas.

Os peritos desvendaram, também, casos de corrupção, como o que ocorreu com os policiais envolvidos com Antônio Vinícius Gritzbach, que foi assassinado no Aeroporto de Guarulhos em 8 de novembro. Todos os dispositivos dos suspeitos foram apreendidos pela Polícia Civil e pela Corregedoria da Polícia Militar e encaminhados à perícia, o que resultou no sucesso das investigações.


Gabinetes de computadores apreendidos pela perícia. Foto: SSP/Governo de SP

“O nosso trabalho não é só caracterizar o crime, mas também ver agravantes ou se há algum outro indivíduo envolvido com aquilo. Depois criamos laudos periciais com as informações do que aquela pessoa estava armazenando ou compartilhando, sempre com alguns exemplos, e isso serve para ajudar no prosseguimento das investigações, e também como provas para que Justiça determine as sentenças”, afirmou Marcelo Cirilo, diretor do Núcleo de Perícias de Informática.

Com sistemas de primeiro mundo, os policiais conseguem até mesmo fazer quebra de senhas de equipamentos para extrair os dados, o que acontece somente após autorização judicial.

Passo a passo do serviço

Quando a Justiça expede mandados de busca e apreensão contra um suspeito de algum crime, as equipes das Polícias Civil, Militar, Federal ou até mesmo do Exército, cumprem essas ordens judiciais em endereços relacionados a ele.

Todo tipo de equipamento eletrônico encontrado nos locais é apreendido e encaminhado à perícia. “A partir daí entra a nossa especialidade. Pegamos aquele computador ou celular e, se estiver bloqueado, fazemos a quebra da senha e extraímos os dados. Analisamos todo tipo de conteúdo que tem lá, fotos, vídeos e mensagens em aplicativos para tentar identificar se alguma mídia que faça menção ao crime”, explicou Marcelo.

Para ele, apesar de ser um trabalho intenso que exige muito profissionalismo, seriedade e honestidade, principalmente por ter que lidar com casos sensíveis, como o de pedofilia, saber que o laudo emitido após todo esse processo pode condenar ou inocentar alguém, “faz o trabalho valer a pena”.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:28h • 21 de abril de 2025

Parque temático em Atibaia terá atrações baseadas no Sítio do Picapau Amarelo

Em 2025, o novo parque temático celebra o legado de Monteiro Lobato, trazendo histórias e personagens icônicos do Sítio do Picapau Amarelo para Atibaia (SP)

Descrição da imagem

Cidades • 16:34h • 21 de abril de 2025

Missas em sufrágio pela alma do Papa Francisco serão celebradas em Assis nesta segunda-feira

Programação inclui celebrações nas paróquias de Assis, com destaque para a missa às 19h na Catedral Diocesana e às 19h30 na Paróquia São Judas Tadeu

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:08h • 21 de abril de 2025

Festa de 120 anos em Maracaí: shows, diversão e o aguardado lançamento do Rodeio Fest

Nos dias 2 e 3 de maio, a cidade celebra seu aniversário com grandes shows e o lançamento do Maracaí Rodeio Fest 2025

Descrição da imagem

Esporte • 15:38h • 21 de abril de 2025

Circuito Mais Mulher 2025: termos e gírias das corridas de rua que você precisa conhecer

Prepare-se para a edição 2025 do Circuito Mais Mulher com um glossário completo das gírias e expressões populares entre corredores. Saiba o que significa “pace”, “core”, “pipoca” e outros termos

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:25h • 21 de abril de 2025

Atrações imperdíveis para o Dia do Trabalhador: Cinema 7D e Trenzinho Pankadão em Cândido Mota

Em celebração ao Dia do Trabalhador, a Prefeitura oferece diversão gratuita para a comunidade nos dias 2 e 3 de maio

Descrição da imagem

Cidades • 14:51h • 21 de abril de 2025

3ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa em Cândido Mota e fortalece a democracia nesta sexta-feira

Conferência de 25 de abril traz um espaço de participação ativa para fortalecer os direitos e a cidadania das pessoas idosas

Descrição da imagem

Variedades • 14:11h • 21 de abril de 2025

Por que a brincadeira de ‘mamãe’ com bebês reborn incomoda tanto a sociedade?

Bebês reborn: o fenômeno que reflete a nostalgia e os preconceitos da sociedade moderna

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 13:53h • 21 de abril de 2025

Curso capacita prefeituras para a criação de projetos urbanos sustentáveis

Inscrições abertas até sexta-feira, 25 de abril para municípios que buscam aprimorar práticas de desenvolvimento urbano integrado com foco na sustentabilidade

As mais lidas

Variedades

Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa

Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025