Saúde • 12:13h • 08 de dezembro de 2024
AME +Digital inicia teleatendimentos em especialidades médicas em SP
A iniciativa do Governo de São Paulo, por meio do programa Saúde Digital, auxilia na redução das filas por meio de teleatendimentos
Agência SP | Foto: Governo de SP
A primeira fase de teleatendimentos pelo AME +Digital nas unidades de Dracena, Itapeva, Ourinhos e Botucatu entrou em vigor no último mês. A iniciativa do programa Saúde Digital do Governo de São Paulo é realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Neste primeiro momento, o serviço irá oferecer consultas de especialidades de forma híbrida.
“O AME +Digital traz um impacto significativo para reduzirmos a carência de médicos especialistas no território paulista e, consequentemente, diminuir filas. Nosso compromisso é o de ampliar a oferta de serviços com qualidade e segurança assistencial”, afirma Cristina Balestrin, coordenadora de Saúde Digital da SES.
Os teleatendimentos são realizados por médicos especialistas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP), que atendem no HUB do Centro Líder de Inovação em Saúde Digital, na capital paulista. O modelo estreou por meio de consultas realizadas nas unidades dos AMEs, utilizando a infraestrutura tecnológica e os profissionais envolvidos no projeto para apoiar na orientação e no cuidado do paciente.
Inicialmente, as especialidades do serviço incluem Psiquiatria, Ortopedia, Cardiologia, Gastroenterologia, Endocrinologia, Infectologia, Neurologia, Hematologia e Nefrologia. A partir de janeiro de 2025, deverão ser incluídas outras especialidades, como, Dermatologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Urologia.
PD&I Saúde Digital
O Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital (PDI Saúde Digital) realizado em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, é uma iniciativa para qualificar, ampliar e facilitar o acesso do cidadão à assistência à saúde. Baseado nos conceitos de transformação digital, o programa busca a disrupção em diversas áreas por meio da validação de novos métodos, processos, fluxos e estruturas que possam ser escalados visando assistência de qualidade e segurança.
O PD&I Saúde Digital engloba, além de iniciativas estruturantes, como mapeamento tecnológico e de ofertas de telessaúde já existentes, iniciativas assistenciais: TeleAPS, voltada à Atenção Primária à Saúde; TeleUTI, destinado à teleconsultoria para terapia intensiva; TeleSAP, orientado para o teleatendimento em Atenção Primária à Saúde e Atenção Especializada às pessoas privadas de Liberdade e AME+Digital, focado no teleatendimento médico de Especialidades.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Cidades
Novo vídeo pode ajudar nas buscas por Mateus Valim, desaparecido desde quarta-feira
Após o sumiço do garoto na última quarta-feira, a cidade de Assis continua mobilizada e a polícia segue as investigações, com novo vídeo surgindo e alimentando as esperanças pela solução do caso