• 3I/ATLAS não é cometa: objeto desafia modelos astronômicos e nova imagem da NASA amplia a polêmica
  • Assis registra novo caso de escorpião-amarelo no Pacaembu nesta sexta-feira
  • Primeiro fim de semana de dezembro terá tempo firme e temperaturas em elevação em Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 11:14h • 24 de setembro de 2024

Alzheimer: Ministério da Saúde destaca a importância do diagnóstico precoce

No Dia Mundial e Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer, o Ministério da Saúde reforça que o SUS oferece atendimento completo, incluindo diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes

Da Redação/Ministério da Saúde | Foto: Acervo Âncora1

Embora ainda não exista prevenção específica para a doença de Alzheimer, os médicos recomendam manter a mente ativa e adotar hábitos saudáveis.
Embora ainda não exista prevenção específica para a doença de Alzheimer, os médicos recomendam manter a mente ativa e adotar hábitos saudáveis.

No último sábado (21/09), Dia Mundial da Doença de Alzheimer e Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer, o Ministério da Saúde ressalta a importância do diagnóstico precoce como medida fundamental para oferecer melhores estratégias de cuidado e evitar a progressão acelerada da doença. O objetivo é conscientizar a população sobre os sinais de alerta e a necessidade de buscar atendimento, superando a invisibilidade do tema e o estigma associado às demências.

A assistência para pessoas com Alzheimer é garantida pelo Sistema Único de Saúde por meio da Política Nacional de Atenção ao Portador de Doença Neurológica, que estabelece normas para a habilitação das Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Neurocirurgia e dos Centros de Referência em Neurologia. Esses centros oferecem atendimento completo, incluindo diagnóstico, tratamento clínico e cirúrgico, além do acompanhamento dos pacientes.

Atualmente, o SUS conta com 258 Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Neurologia e Neurocirurgia, além de 36 Centros de Referência, capacitados para atender pacientes com Alzheimer. A rede pública também oferece tratamento multidisciplinar e medicamentos que ajudam a retardar os sintomas da doença.

O Relatório Nacional sobre a Demência: Epidemiologia, (Re)conhecimento e Projeções Futuras, divulgado no dia 20 de setembro pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo, aponta que cerca de 8,5% da população brasileira com 60 anos ou mais vive com a doença, o que representa aproximadamente 2,71 milhões de casos. Até 2050, a projeção é que esse número chegue a 5,6 milhões.

Cerca de 45% dos casos de demência poderiam ser prevenidos ou retardados, devido a fatores modificáveis, como baixa escolaridade, perda auditiva, hipertensão, diabetes, obesidade, tabagismo, depressão, inatividade física e isolamento social. A promoção da saúde ao longo da vida é essencial na prevenção. Outro fator importante é o estigma associado à doença, que impacta negativamente a busca por diagnóstico e tratamento.

Política de cuidado e prevenção

Em 2024, foi instituída a Lei nº 14.878, que cria a Política Nacional de Cuidado Integral às Pessoas com Doença de Alzheimer e outras demências no âmbito do SUS. A lei prevê diretrizes como a capacitação de profissionais de saúde para a prevenção, identificação precoce dos sinais e sintomas, e a integração dos serviços de saúde.

Embora ainda não exista prevenção específica para a doença de Alzheimer, os médicos recomendam manter a mente ativa e adotar hábitos saudáveis, como a prática regular de exercícios físicos, alimentação equilibrada, leitura e atividades sociais, como formas de reduzir o risco de desenvolvimento da doença. Cuidar da saúde cardiovascular, controlando o colesterol, a hipertensão e o diabetes, além de manter a saúde auditiva e ocular, também são importantes medidas preventivas.

O tratamento medicamentoso para pacientes com Alzheimer, também disponível no SUS, tem como objetivo estabilizar o comprometimento cognitivo, o comportamento e a realização das atividades diárias, com o mínimo de efeitos adversos.

O Ministério da Saúde reforça que o diagnóstico precoce é essencial para garantir melhor qualidade de vida aos pacientes e seus familiares, além de aumentar as chances de retardar a evolução da doença com o tratamento adequado. 

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Mundo • 10:26h • 06 de dezembro de 2025

Um a cada quatro idosos trabalhava em 2024, aponta IBGE

A inserção das pessoas idosas no mercado de trabalho por posição na ocupação ocorre, principalmente, pelo trabalho por conta própria (43,3%)

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 09:40h • 06 de dezembro de 2025

Quatá realiza abertura oficial do Natal com chegada do Papai Noel neste sábado

Evento marca a inauguração da Praça de Natal e contará com apresentação temática e concerto especial

Descrição da imagem

Saúde • 09:15h • 06 de dezembro de 2025

Anvisa retira suplementos irregulares do mercado

Prosatril, Erenobis e Óliver não podem ser comercializados

Descrição da imagem

Variedades • 08:31h • 06 de dezembro de 2025

Faxina de fim de ano, 7 superfícies que quase todo mundo esquece de limpar

Lista destaca pontos da casa que acumulam sujeira ao longo do ano e que fazem diferença na sensação de organização

Descrição da imagem

Classificados • 08:03h • 06 de dezembro de 2025

Detran-SP fará concurso público para contratar 145 agentes de trânsito

Com jornada de 40 horas semanais e salário inicial de R$ 5.702,18 mais benefícios, cargo exige formação superior e Carteira Nacional de Habilitação na categoria B

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 22:55h • 05 de dezembro de 2025

3I/ATLAS não é cometa: objeto desafia modelos astronômicos e nova imagem da NASA amplia a polêmica

Tabela comparativa rejeita totalmente a hipótese cometária e aponta origem rochosa interestelar; divulgação de imagem menos nítida do Hubble reacende dúvidas sobre o que realmente está passando pelo Sistema Solar

Descrição da imagem

Cidades • 18:39h • 05 de dezembro de 2025

Neste sábado, Ganha Tempo de Maracaí terá atendimento especial

Serviços essenciais e vacinação contra a gripe estarão disponíveis das 9h às 12h

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:40h • 05 de dezembro de 2025

Fim de ano e verão: destaques do turismo em dezembro

O último mês do calendário chega com o espírito natalino, o início do estação mais quente do ano e as celebrações de Ano Novo. O Brasil oferece eventos de Norte a Sul para quem vai viajar neste período

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025