• Trailer e cartaz de “Michael” revelam cinebiografia do maior astro pop da história
  • Carnaval regional, Florínea anuncia atrações do Cai Na Folia 2026
  • Nem sempre é tráfego: por que leads qualificados se perdem dentro das agências
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 11:14h • 24 de setembro de 2024

Alzheimer: Ministério da Saúde destaca a importância do diagnóstico precoce

No Dia Mundial e Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer, o Ministério da Saúde reforça que o SUS oferece atendimento completo, incluindo diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes

Da Redação/Ministério da Saúde | Foto: Acervo Âncora1

Embora ainda não exista prevenção específica para a doença de Alzheimer, os médicos recomendam manter a mente ativa e adotar hábitos saudáveis.
Embora ainda não exista prevenção específica para a doença de Alzheimer, os médicos recomendam manter a mente ativa e adotar hábitos saudáveis.

No último sábado (21/09), Dia Mundial da Doença de Alzheimer e Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer, o Ministério da Saúde ressalta a importância do diagnóstico precoce como medida fundamental para oferecer melhores estratégias de cuidado e evitar a progressão acelerada da doença. O objetivo é conscientizar a população sobre os sinais de alerta e a necessidade de buscar atendimento, superando a invisibilidade do tema e o estigma associado às demências.

A assistência para pessoas com Alzheimer é garantida pelo Sistema Único de Saúde por meio da Política Nacional de Atenção ao Portador de Doença Neurológica, que estabelece normas para a habilitação das Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Neurocirurgia e dos Centros de Referência em Neurologia. Esses centros oferecem atendimento completo, incluindo diagnóstico, tratamento clínico e cirúrgico, além do acompanhamento dos pacientes.

Atualmente, o SUS conta com 258 Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Neurologia e Neurocirurgia, além de 36 Centros de Referência, capacitados para atender pacientes com Alzheimer. A rede pública também oferece tratamento multidisciplinar e medicamentos que ajudam a retardar os sintomas da doença.

O Relatório Nacional sobre a Demência: Epidemiologia, (Re)conhecimento e Projeções Futuras, divulgado no dia 20 de setembro pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo, aponta que cerca de 8,5% da população brasileira com 60 anos ou mais vive com a doença, o que representa aproximadamente 2,71 milhões de casos. Até 2050, a projeção é que esse número chegue a 5,6 milhões.

Cerca de 45% dos casos de demência poderiam ser prevenidos ou retardados, devido a fatores modificáveis, como baixa escolaridade, perda auditiva, hipertensão, diabetes, obesidade, tabagismo, depressão, inatividade física e isolamento social. A promoção da saúde ao longo da vida é essencial na prevenção. Outro fator importante é o estigma associado à doença, que impacta negativamente a busca por diagnóstico e tratamento.

Política de cuidado e prevenção

Em 2024, foi instituída a Lei nº 14.878, que cria a Política Nacional de Cuidado Integral às Pessoas com Doença de Alzheimer e outras demências no âmbito do SUS. A lei prevê diretrizes como a capacitação de profissionais de saúde para a prevenção, identificação precoce dos sinais e sintomas, e a integração dos serviços de saúde.

Embora ainda não exista prevenção específica para a doença de Alzheimer, os médicos recomendam manter a mente ativa e adotar hábitos saudáveis, como a prática regular de exercícios físicos, alimentação equilibrada, leitura e atividades sociais, como formas de reduzir o risco de desenvolvimento da doença. Cuidar da saúde cardiovascular, controlando o colesterol, a hipertensão e o diabetes, além de manter a saúde auditiva e ocular, também são importantes medidas preventivas.

O tratamento medicamentoso para pacientes com Alzheimer, também disponível no SUS, tem como objetivo estabilizar o comprometimento cognitivo, o comportamento e a realização das atividades diárias, com o mínimo de efeitos adversos.

O Ministério da Saúde reforça que o diagnóstico precoce é essencial para garantir melhor qualidade de vida aos pacientes e seus familiares, além de aumentar as chances de retardar a evolução da doença com o tratamento adequado. 

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 20:23h • 04 de fevereiro de 2026

Trailer e cartaz de “Michael” revelam cinebiografia do maior astro pop da história

Produção da Universal Pictures retrata a trajetória de Michael Jackson e estreia em 23 de abril nos cinemas brasileiros

Descrição da imagem

Saúde • 19:28h • 04 de fevereiro de 2026

Infarto deixa de ser doença de idosos e cresce entre jovens com menos de 45 anos

Casos antes associados a idosos passam a atingir adultos com menos de 45 anos, exigindo mais prevenção e atenção aos sinais

Descrição da imagem

Variedades • 18:35h • 04 de fevereiro de 2026

Por que vender ficou menos importante do que ser encontrado e validado

Economia da atenção amplia o número de fontes consultadas e desloca a escolha para antes do contato com as empresas

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 17:41h • 04 de fevereiro de 2026

De volta à Lua, NASA inicia nova era da exploração espacial

Missão Artemis II marca o retorno de astronautas ao entorno lunar após mais de 50 anos e inaugura fase cooperativa da exploração humana fora da Terra

Descrição da imagem

Variedades • 17:10h • 04 de fevereiro de 2026

Sobrancelhas viram protagonistas da maquiagem no Carnaval 2026

Cor, brilho e design ganham protagonismo na folia, aponta especialista do setor

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:36h • 04 de fevereiro de 2026

Carnaval regional, Florínea anuncia atrações do Cai Na Folia 2026

Evento integra o calendário de Carnaval da região e terá três noites de atrações musicais, estrutura de alimentação e segurança

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 16:09h • 04 de fevereiro de 2026

Ondas de calor colocam pets em perigo e exigem atenção redobrada dos tutores

Temperaturas próximas de 40ºC aumentam casos de hipertermia, queimaduras e emergências veterinárias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 15:51h • 04 de fevereiro de 2026

Robô educacional transforma o ensino de matemática para crianças do ensino fundamental

Desenvolvido pela startup Cognology, o Titi é integrado a um aplicativo para tablets no qual as crianças acessam jogos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar