• Carnaval exige cuidados extras para quem usa canetas emagrecedoras
  • Assis entra no clima do Super Bowl com exibição gratuita do maior evento da NFL
  • A honra em jogo em Westeros: O Cavaleiro dos Sete Reinos ganha estreia antecipada na HBO Max
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 11:14h • 24 de setembro de 2024

Alzheimer: Ministério da Saúde destaca a importância do diagnóstico precoce

No Dia Mundial e Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer, o Ministério da Saúde reforça que o SUS oferece atendimento completo, incluindo diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes

Da Redação/Ministério da Saúde | Foto: Acervo Âncora1

Embora ainda não exista prevenção específica para a doença de Alzheimer, os médicos recomendam manter a mente ativa e adotar hábitos saudáveis.
Embora ainda não exista prevenção específica para a doença de Alzheimer, os médicos recomendam manter a mente ativa e adotar hábitos saudáveis.

No último sábado (21/09), Dia Mundial da Doença de Alzheimer e Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer, o Ministério da Saúde ressalta a importância do diagnóstico precoce como medida fundamental para oferecer melhores estratégias de cuidado e evitar a progressão acelerada da doença. O objetivo é conscientizar a população sobre os sinais de alerta e a necessidade de buscar atendimento, superando a invisibilidade do tema e o estigma associado às demências.

A assistência para pessoas com Alzheimer é garantida pelo Sistema Único de Saúde por meio da Política Nacional de Atenção ao Portador de Doença Neurológica, que estabelece normas para a habilitação das Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Neurocirurgia e dos Centros de Referência em Neurologia. Esses centros oferecem atendimento completo, incluindo diagnóstico, tratamento clínico e cirúrgico, além do acompanhamento dos pacientes.

Atualmente, o SUS conta com 258 Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Neurologia e Neurocirurgia, além de 36 Centros de Referência, capacitados para atender pacientes com Alzheimer. A rede pública também oferece tratamento multidisciplinar e medicamentos que ajudam a retardar os sintomas da doença.

O Relatório Nacional sobre a Demência: Epidemiologia, (Re)conhecimento e Projeções Futuras, divulgado no dia 20 de setembro pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo, aponta que cerca de 8,5% da população brasileira com 60 anos ou mais vive com a doença, o que representa aproximadamente 2,71 milhões de casos. Até 2050, a projeção é que esse número chegue a 5,6 milhões.

Cerca de 45% dos casos de demência poderiam ser prevenidos ou retardados, devido a fatores modificáveis, como baixa escolaridade, perda auditiva, hipertensão, diabetes, obesidade, tabagismo, depressão, inatividade física e isolamento social. A promoção da saúde ao longo da vida é essencial na prevenção. Outro fator importante é o estigma associado à doença, que impacta negativamente a busca por diagnóstico e tratamento.

Política de cuidado e prevenção

Em 2024, foi instituída a Lei nº 14.878, que cria a Política Nacional de Cuidado Integral às Pessoas com Doença de Alzheimer e outras demências no âmbito do SUS. A lei prevê diretrizes como a capacitação de profissionais de saúde para a prevenção, identificação precoce dos sinais e sintomas, e a integração dos serviços de saúde.

Embora ainda não exista prevenção específica para a doença de Alzheimer, os médicos recomendam manter a mente ativa e adotar hábitos saudáveis, como a prática regular de exercícios físicos, alimentação equilibrada, leitura e atividades sociais, como formas de reduzir o risco de desenvolvimento da doença. Cuidar da saúde cardiovascular, controlando o colesterol, a hipertensão e o diabetes, além de manter a saúde auditiva e ocular, também são importantes medidas preventivas.

O tratamento medicamentoso para pacientes com Alzheimer, também disponível no SUS, tem como objetivo estabilizar o comprometimento cognitivo, o comportamento e a realização das atividades diárias, com o mínimo de efeitos adversos.

O Ministério da Saúde reforça que o diagnóstico precoce é essencial para garantir melhor qualidade de vida aos pacientes e seus familiares, além de aumentar as chances de retardar a evolução da doença com o tratamento adequado. 

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Variedades • 20:13h • 06 de fevereiro de 2026

Você ouve, mas não entende? Transtorno auditivo afeta milhões de brasileiros

TPAC afeta crianças, adultos e idosos, interfere na aprendizagem, no trabalho e na vida social, e ainda é confundido com desatenção, estresse ou envelhecimento

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 19:38h • 06 de fevereiro de 2026

USP inaugura espaço que transforma mais de um século de dados climáticos em experiência

Novo Espaço Meteorológico no CienTec-USP reúne séries históricas, instrumentos científicos e dados em tempo real para explicar como a meteorologia observa o tempo e ajuda a compreender o clima

Descrição da imagem

Saúde • 18:26h • 06 de fevereiro de 2026

Carnaval exige cuidados extras para quem usa canetas emagrecedoras

Efeito dos medicamentos sobre o sistema digestivo pode alterar a resposta ao álcool; especialista orienta sobre hidratação, alimentação e consumo consciente durante a folia

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:35h • 06 de fevereiro de 2026

Assis entra no clima do Super Bowl com exibição gratuita do maior evento da NFL

Final da NFL será transmitida ao vivo no Ginásio GEMA neste domingo, com jogo, show internacional e entrada solidária

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:01h • 06 de fevereiro de 2026

Confira os destinos nacionais mais procurados pelos foliões para o carnaval

Levantamento da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) aponta destinos litorâneos como os favoritos

Descrição da imagem

Cidades • 16:48h • 06 de fevereiro de 2026

Tarumã realiza mutirão de combate à dengue neste sábado

Mobilização tem início às 8h, com saída da Escola Municipal José Ozório de Oliveira

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:20h • 06 de fevereiro de 2026

A honra em jogo em Westeros: O Cavaleiro dos Sete Reinos ganha estreia antecipada na HBO Max

Quarto episódio da série escrita e produzida por George R. R. Martin e Ira Parker chega à plataforma nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, às 6h01

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:26h • 06 de fevereiro de 2026

Saiba como educar crianças e adolescentes para respeitar os animais

Conheça experiências de cuidado e convivência

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar