• Governo de SP lança a Rota do Queijo Paulista e abre inscrições para produtores
  • Em alerta: Energisa reforça equipes diante da previsão de chuvas fortes a partir deste domingo
  • Sinais de vida em Marte? Descoberta da Nasa anima comunidade científica
Novidades e destaques Novidades e destaques

Educação • 09:16h • 13 de junho de 2024

Alunos de Etecs e Fatecs podem concorrer a bolsas de iniciação científica pelo CNPq

Programas visam incentivar a pesquisa científica e tecnológica entre estudantes dos Ensinos Fundamental, Médio, Técnico e Superior

Da Redação | Com informações do Governo de SP | Foto: Divulgação

Com duração de um ano a partir de setembro, bolsas serão concedidas nas modalidades Pibiti, Pibic e Pibic-EM
Com duração de um ano a partir de setembro, bolsas serão concedidas nas modalidades Pibiti, Pibic e Pibic-EM

Estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais do Centro Paula Souza (CPS) têm uma nova oportunidade de se envolverem com a pesquisa científica e tecnológica.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abriu inscrições para bolsas de iniciação científica. Professores orientadores dos projetos devem submeter as inscrições até 28 de junho pela internet.

Três modalidades de bolsas disponíveis

O CNPq oferece três modalidades de bolsas de iniciação científica, cada uma voltada a um nível de ensino específico:

Pibiti - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação: Destinado a estudantes de Ensino Superior que desejam desenvolver projetos na área de inovação e tecnologia.

Pibic - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica: Voltado para alunos de graduação tecnológica, com foco em pesquisa científica.

Pibic-EM - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio: Aimed at students of the Ensino Fundamental, Médio and Integrado from public schools, fostering potential talents in scientific research activities.

Objetivos dos programas

Os programas de bolsas do CNPq visam aumentar a qualidade do ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a formação de recursos humanos capacitados.

Segundo Fernando de Almeida, presidente do Comitê Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica do CPS, a iniciativa pretende não só melhorar o conhecimento teórico dos alunos, mas também sua aplicação prática para a solução de problemas no mercado de trabalho.

Rosemeire dos Santos Almeida, vice-presidente do comitê, complementa que o objetivo é criar um impacto positivo na produção de conhecimento e em sua aplicação prática.

Detalhes sobre as inscrições

Os professores orientadores dos projetos devem encaminhar as submissões até 28 de junho.

As bolsas têm duração de um ano, com início previsto para setembro. Interessados devem consultar os editais específicos para mais informações:

Importância da Iniciação Científica

A iniciação científica é uma etapa fundamental para os estudantes que desejam seguir carreira acadêmica ou trabalhar em áreas que demandem alta capacidade de pesquisa e inovação.

Participar de projetos de pesquisa desde cedo permite aos alunos desenvolverem habilidades críticas, como pensamento analítico, resolução de problemas complexos e comunicação científica.

Essa é uma excelente oportunidade para os estudantes das Etecs e Fatecs se envolverem em projetos de pesquisa de ponta, adquirirem experiência valiosa e contribuírem para o avanço científico e tecnológico do país.

Professores e alunos interessados devem se apressar para garantir sua inscrição e aproveitar os benefícios oferecidos por esses programas de bolsas do CNPq.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Educação • 18:29h • 21 de setembro de 2025

Democratização do ensino técnico exige internet de qualidade e iniciativas sociais

Pesquisa do Ipea mostra que profissionais com formação técnica recebem até 24,9% a mais, mas acesso ainda é limitado; inclusão digital e iniciativas sociais são apontadas como soluções

Descrição da imagem

Variedades • 17:36h • 21 de setembro de 2025

Mensagens de WhatsApp fora do expediente podem ser consideradas hora extra

Especialista em Direito Trabalhista explica que comunicação após o horário pode configurar hora extra e até violar o direito ao descanso

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:01h • 21 de setembro de 2025

Governo de SP lança a Rota do Queijo Paulista e abre inscrições para produtores

As inscrições para produtores, queijarias, laticínios, cooperativas e demais integrantes da cadeia produtiva do leite e derivados estão abertas até 29 de setembro.

Descrição da imagem

Esporte • 16:45h • 21 de setembro de 2025

Tradição esportiva: Campeonato Varzeano movimenta Pedrinhas Paulista em outubro

Primeira rodada será em um domingo, 5 de outubro, às 15h, no Estádio Municipal Pedro Costa Filho, reunindo oito equipes da cidade e região

Descrição da imagem

Variedades • 16:18h • 21 de setembro de 2025

Em alerta: Energisa reforça equipes diante da previsão de chuvas fortes a partir deste domingo

Concessionária mobiliza plano de contingência, realiza manutenção preventiva e orienta população sobre cuidados com a rede elétrica durante temporais

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 15:40h • 21 de setembro de 2025

Brasil lança programa para fortalecer o turismo sustentável em áreas naturais

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou o programa Natureza com as Pessoas, que amplia o ecoturismo e o turismo de base comunitária em Unidades de Conservação. A iniciativa promete impulsionar o setor, gerar renda e consolidar o Brasil como referência em turismo responsável

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:18h • 21 de setembro de 2025

Senado aprova projeto que obriga escolas a comunicar casos de violência ao Conselho Tutelar

Proposta altera a LDB e a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio; medida depende agora de sanção presidencial para entrar em vigor

Descrição da imagem

Variedades • 14:30h • 21 de setembro de 2025

Sinais de vida em Marte? Descoberta da Nasa anima comunidade científica

Sessenta anos após a missão Mariner 4, que levou as primeiras imagens do planeta vermelho, a Nasa anunciou possíveis bioassinaturas em rochas analisadas pelo rover Perseverance. A brasileira Rosaly Lopes, cientista da agência, explica por que o achado é promissor, mas ainda não conclusivo

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?