Educação • 09:24h • 12 de novembro de 2025
Alunos da Fatec desenvolvem app para apoiar vestibulandos
Tecnologia usa gamificação para tornar rotina de quem estuda para o Vestibular mais leve e divertida; aplicativo está disponível para download gratuito no sistema Android
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo
Quem deseja estudar nas Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) tem uma nova ferramenta para ajudar nos estudos para o processo seletivo, cuja prova ocorre em 14 de dezembro. Criado por estudantes da Fatec Zona Leste, localizada na Capital, o aplicativo Vestibulize oferece recursos interativos que tornam o processo de aprendizagem mais dinâmico e acessível.
“Trabalhamos com o conceito de gamificação para tornar a rotina de estudos mais leve e divertida. O aplicativo pode ser utilizado em qualquer lugar”, explica Gabriel Messias da Silva, um dos autores do projeto. “O Vestibulize funciona como um quiz interativo. Cada fase corresponde a uma disciplina do processo seletivo. O jogador vai avançando e pontuando na medida em que elimina determinada disciplina.”
Gabriel desenvolveu a tecnologia ao lado dos colegas Guilherme Felix Barreto, Victor Hugo Taveira Navarro e Vinícius Valero Chabariberi, na disciplina de técnicas avançadas de programação web mobile do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no modelo de Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS).
Os conteúdos utilizados nas questões do aplicativo são oficiais, elaborados a partir de provas anteriores disponíveis no site do Centro Paula Souza (CPS), que administra as Fatecs e Escolas Técnicas Estaduais (Etecs).
Aprimoramento
O aplicativo disponibiliza questões de oito disciplinas: matemática, língua portuguesa, língua estrangeira, biologia, química, física, história e geografia. Os jovens estudam diversas possibilidades de aprimoramento do aplicativo. “Uma ideia é integrar inteligência artificial para ajudar os alunos na parte de redação. Também pensamos em testes vocacionais para ajudar a pessoa a escolher o curso mais adequado ao seu perfil”, acrescenta Gabriel.
“Esses alunos desenvolveram uma ferramenta para ajudar as pessoas que querem ingressar na Fatec e não conhecem o sistema do Vestibular. É uma maneira de auxiliar os novos candidatos a compreenderem o processo seletivo, para que cheguem mais preparados”, avalia o coordenador do Análise e Desenvolvimento de Sistemas AMS e orientador do projeto, Jeferson Roberto de Lima.
O Vestibulize está disponível para o sistema operacional Android. Faça o download gratuito aqui.
Vestibular das Fatecs
A inscrição para o Vestibular das Fatecs pode ser feita até as 15 horas de 7 de novembro, pelo site vestibular.fatec.sp.gov.br. A taxa é de R$ 47. O requisito para concorrer a uma vaga de Ensino Superior gratuito das Fatecs é ter concluído ou estar cursando o terceiro ano do Ensino Médio ou equivalente. Entre as novidades para o primeiro semestre de 2026, estão a criação de novos cursos de bacharelado e engenharia. A relação completa de cursos, vagas e unidades está disponível no site do Vestibular. Outras informações podem ser consultadas no Manual do Candidato.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo