• Obesidade feminina pode estar relacionada a baixas concentrações de cobalto no sangue
  • Alemão Art inspira e conecta jovens com arte e jazz em evento cultural em Recife
Novidades e destaques Novidades e destaques

Educação • 07:58h • 06 de maio de 2025

Alto nível de alfabetização facilita tarefas no mundo digital

Pela 1ª vez, Inaf traz dados sobre analfabetismo no contexto digital

Da Redação com informações de Agência Brasil | Foto: Divulgação/MCTIC

Para medir o alfabetismo digital, as pessoas foram convidadas a realizar algumas tarefas no celular, entre elas comprar um par de tênis a partir de um anúncio publicitário em uma rede social e se inscrever em um evento por meio de formulário online. Com base nas respostas foram classificadas em três níveis: baixo, médio ou alto.
Para medir o alfabetismo digital, as pessoas foram convidadas a realizar algumas tarefas no celular, entre elas comprar um par de tênis a partir de um anúncio publicitário em uma rede social e se inscrever em um evento por meio de formulário online. Com base nas respostas foram classificadas em três níveis: baixo, médio ou alto.

Pessoas com maior domínio da leitura e escrita enfrentam menos obstáculos para navegar no ambiente digital, realizando tarefas como comprar produtos online, enviar fotos, preencher formulários e trocar mensagens. Ainda assim, mesmo entre os brasileiros classificados como alfabetizados proficientes, 40% demonstram desempenho digital apenas médio ou baixo.

Os dados são do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), divulgado nesta segunda-feira (5), que avalia as competências de leitura, escrita e matemática da população. Pela primeira vez, o levantamento incorporou a dimensão digital para entender como o avanço da tecnologia impacta o cotidiano das pessoas.

Os participantes do estudo foram classificados em cinco níveis de alfabetismo: analfabeto, rudimentar, elementar, intermediário e proficiente. Para medir o letramento digital, os entrevistados realizaram tarefas simples em seus celulares, como comprar um tênis a partir de um anúncio em rede social ou preencher um formulário online. Com base no desempenho, foram enquadrados em três categorias: baixo, médio ou alto.

Os resultados mostram que 95% dos analfabetos têm desempenho digital baixo — ou seja, conseguem executar apenas um número limitado de tarefas online. Já entre os alfabetizados em nível elementar, 67% alcançaram desempenho médio no ambiente digital. Para 17% desse grupo, a tecnologia ajuda nas tarefas diárias, mas outros 18% afirmam que o digital representa um desafio a mais.

Entre os proficientes, que representam o nível mais alto de alfabetismo, 60% atingiram bom desempenho digital. No entanto, 37% ficaram no nível médio e 3% no baixo.

Para Esmeralda Macana, coordenadora do Observatório Fundação Itaú, as habilidades digitais são essenciais para a inclusão social. “Foi um alerta. Precisamos formar as pessoas para que se apropriem dessas ferramentas. Hoje, tudo é digital — do Pix ao agendamento de consultas, passando pelo acesso a benefícios sociais e documentos. Sem essas habilidades, o acesso até a políticas públicas fica comprometido”, afirma.

A pesquisa mostra ainda que os jovens têm desempenho superior no mundo digital: 38% dos entrevistados entre 20 e 29 anos estão no nível mais alto de alfabetização digital, seguidos pelos de 15 a 19 anos, com 31%.

Para Roberto Catelli, coordenador da área de Educação de Jovens e Adultos da Ação Educativa, o estudo revela que as desigualdades da educação tradicional se repetem no meio digital. “É mais uma confirmação: o mundo digital não resolve tudo. As mesmas desigualdades que afetam quem tem baixa escolaridade se refletem nas habilidades digitais. São pessoas que também têm menos acesso”, ressalta.

Após um hiato de seis anos, o Inaf voltou a ser realizado com entrevistas e testes aplicados a 2.554 pessoas de 15 a 64 anos, entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, em todas as regiões do país. A margem de erro varia entre dois e três pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.

A edição de 2024 do Inaf é coordenada pela Ação Educativa e pela consultoria Conhecimento Social, com correalização da Fundação Itaú, Fundação Roberto Marinho, Instituto Unibanco, Unicef e Unesco.













Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cidades • 14:35h • 06 de maio de 2025

CIRCUS e Instituto Zimbauê abrem seleção para Agentes Comunitários de Leitura

Projeto Ponte de Leitura visa fortalecer o incentivo à leitura antirracista e será uma das atrações do Festival da Consciência Negra 2025 em Assis e região

Descrição da imagem

Policial • 14:05h • 06 de maio de 2025

Estado de SP registra redução histórica de homicídios e feminicídios no primeiro trimestre de 2025

Estado de São Paulo registra a menor taxa de homicídios e feminicídios, refletindo os avanços nas políticas de segurança pública

Descrição da imagem

Esporte • 13:41h • 06 de maio de 2025

Dia do Desafio 2025: Ministério do Esporte inicia mobilização contra o sedentarismo

Evento mundial, marcado para 28 de maio, busca combater o sedentarismo e promover a inclusão do esporte na rotina de milhões de pessoas

Descrição da imagem

Economia • 13:11h • 06 de maio de 2025

Presentes no Dia das Mães: o que os brasileiros vão comprar e como pagar

Intenção de compra aumenta levemente em relação ao ano passado, com destaque para os pequenos estabelecimentos e pagamentos à vista.

Descrição da imagem

Saúde • 12:32h • 06 de maio de 2025

Como as marmitas fitness estão conquistando consumidores fora das academias

Com o aumento das academias e a busca por praticidade e bem-estar, o mercado de marmitas fitness se consolida como uma opção de refeição equilibrada para diferentes públicos

Descrição da imagem

Policial • 11:31h • 06 de maio de 2025

Mais de 600 autuações e sem vítimas fatais: balanço da operação de trânsito do Dia do Trabalho

Polícia Rodoviária realiza mais de 600 autuações e 14 sinistros durante operação, com foco na preservação da vida no trânsito

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 11:01h • 06 de maio de 2025

Borboletas, abelhas e outros insetos estão desaparecendo. E eu com isso?

Infelizmente, continuamos a viver como se nossos hábitos não tivessem impacto sobre a natureza, ignorando os sinais que os ecossistemas nos dão

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 10:42h • 06 de maio de 2025

Programa Agro Clima SP: produtor terá acesso gratuito a dados agrometeorológicos

Programa Agro Clima SP do Governo de São Paulo já conta com 230 estações meteorológicas funcionando e pretende implantar outras 100 até 2026

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?