Gastronomia & Turismo • 17:36h • 16 de abril de 2025
Alternativas saudáveis para a Páscoa: opções para alérgicos e intolerantes
Nutricionista sugere alternativas ao cardápio tradicional, oferecendo opções seguras para quem sofre com alergias alimentares ou intolerâncias
Da Redação | Com informações da Assessoria de Imprensa da UNINASSAU | Foto: Divulgação

A Páscoa é um período de celebração, união e, claro, deliciosos pratos típicos. Entre os alimentos mais consumidos, estão os peixes, frutos do mar e, claro, o chocolate. No entanto, para pessoas com alergias alimentares e intolerâncias, esse período pode se tornar um desafio, já que muitos pratos tradicionais contêm ingredientes como leite, glúten e frutos do mar, que não podem ser consumidos por todos.
Pensando nisso, a nutricionista Jussara Pessôa, professora do curso de Nutrição da UNINASSAU Recife, sugere alternativas que permitem a adaptação da alimentação durante as celebrações de Páscoa, sem que haja riscos à saúde de quem tem restrições alimentares.
Alternativas para os intolerantes e alérgicos ao leite e ao glúten
Com o aumento da demanda por opções sem alergênicos, o mercado oferece diversas alternativas. "Existem chocolates veganos ou zero alergênicos, feitos com leite vegetal, como amêndoas, arroz ou coco, e cacau puro. Estes são ideais para quem tem alergia à proteína do leite ou intolerância à lactose", explica a nutricionista.
Para quem busca opções de sobremesas, Jussara sugere também docinhos de tâmara com cacau, trufas de castanha-de-caju (se não houver alergia a oleaginosas) e bolos feitos com farinhas alternativas, como as de arroz, coco ou aveia sem glúten. Além disso, ovos de colher recheados com biomassa de banana verde são uma excelente opção para os intolerantes, mantendo o sabor sem comprometer a saúde.
Para quem tem alergia a frutos do mar e crustáceos
Outra preocupação comum na Páscoa são os frutos do mar, frequentemente presentes em moquecas e risotos. No entanto, para quem é alérgico a esses alimentos, a nutricionista oferece alternativas saborosas. "Peixes de água doce, como tilápia, podem ser preparados de forma similar aos frutos do mar, além de cogumelos como shiitake, shimeji ou champignon, que possuem uma textura semelhante e um sabor 'umami', com gosto que remete ao sabor do mar", recomenda Jussara.
Opções vegetais e criativas
A Páscoa também pode ser uma excelente oportunidade para incluir mais vegetais, cereais e frutas na alimentação. Jussara sugere o grão-de-bico como uma alternativa para bolinhos e croquetes que lembram os de peixe. O palmito, com sua textura neutra, é ideal para recheios, salteados e ensopados. Outra dica interessante é a jaca verde desfiada, que, quando bem temperada, simula a textura da carne de siri ou peixe desfiado, oferecendo uma alternativa saudável e criativa.
A berinjela, com sua maciez, pode ser usada em preparos de moquecas ou até mesmo como "camarão fake", quando empanada. "Essas alternativas são práticas e garantem uma refeição saborosa, nutritiva e inclusiva para todos os participantes", ressalta a nutricionista.
Importância de adaptar a dieta e controlar os ingredientes
Além das substituições alimentares, Jussara enfatiza a importância de evitar alimentos processados, priorizando sempre ingredientes in natura. "Preparar as receitas em casa é uma maneira de garantir total controle sobre os ingredientes e fazer com que toda a família participe da adaptação, tornando o momento da refeição ainda mais especial e saudável", conclui.
Em um momento tão especial como a Páscoa, é possível celebrar com alegria e segurança, adaptando a alimentação para que todos, sem exceção, possam desfrutar da mesa de maneira inclusiva e saborosa. Com essas alternativas, até mesmo aqueles com restrições alimentares poderão participar da festa sem preocupações.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Variedades
Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa
Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor