• Governo de SP lança a Rota do Queijo Paulista e abre inscrições para produtores
  • Em alerta: Energisa reforça equipes diante da previsão de chuvas fortes a partir deste domingo
  • Sinais de vida em Marte? Descoberta da Nasa anima comunidade científica
Novidades e destaques Novidades e destaques

Ciência e Tecnologia • 10:10h • 09 de junho de 2024

AGU e CGU lançam guia prático sobre o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação

Publicação busca esclarecer conflitos de interesse e proporcionar segurança jurídica para projetos de inovação

Da Redação | Com informações da AGU | Foto: Daniel Estevão/AscomAGU

O principal objetivo do guia é oferecer segurança jurídica | Foto: Daniel Estevão/AscomAGU
O principal objetivo do guia é oferecer segurança jurídica | Foto: Daniel Estevão/AscomAGU

A Advocacia-Geral da União (AGU) e a Controladoria-Geral da União (CGU) lançaram, nesta quinta-feira (06/06), um guia prático para a interpretação e aplicação do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (MLCTI).

O evento ocorreu no auditório do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em Brasília, e reuniu autoridades e especialistas do setor.

Objetivo do Guia

O principal objetivo do guia é oferecer segurança jurídica a servidores, órgãos e entidades do Poder Executivo federal envolvidos em projetos de inovação. A publicação pretende esclarecer dúvidas e conflitos de interesse, promovendo uma melhor aplicação das normas do MLCTI.

O advogado-geral da União, Jorge Messias, destacou a importância do guia para o fortalecimento das parcerias e pesquisas no campo da inovação.

Importância para o Desenvolvimento

Vinícius de Carvalho, ministro da Controladoria-Geral da União, enfatizou que a inovação é essencial para o desenvolvimento do país.

Superação de Dúvidas e Entraves

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, explicou que o guia ajudará a superar entraves causados por dúvidas dos gestores sobre a legalidade de suas ações.

Expansão de Parcerias

Adriana Venturini, procuradora-geral Federal, destacou que o guia reforça a segurança jurídica na expansão das parcerias no setor de pesquisa e inovação.

Referência para Aplicação

As orientações do guia servem de referência para a aplicação do MLCTI e não eximem as instituições e agentes públicos de adotar outras medidas mitigadoras de risco em casos concretos.

O documento estabelece entendimentos sobre a constituição de empresas por pesquisadores e parcerias entre Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e empresas com pesquisadores em seu quadro societário.

Atualizações Futuras

A proposta é que o guia seja atualizado conforme novos entendimentos sejam firmados pelas áreas técnicas da AGU e CGU.

O documento é elaborado pela Câmara Permanente de Ciência, Tecnologia e Inovação (CP-CT&I), vinculada à Subprocuradoria Federal de Consultoria Jurídica da Procuradoria Geral Federal (PGF/AGU), e pela Controladoria Geral da União (CGU).

Contexto do Marco Legal

O Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação é composto por normativos que estabelecem diretrizes para o desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil.

Seu objetivo é fortalecer a pesquisa, desenvolvimento e inovação em diversos setores da economia, promovendo a competitividade e o desenvolvimento sustentável do país.

Com o lançamento do guia, espera-se que os gestores e operadores do sistema possam atuar com mais segurança e clareza, contribuindo para o avanço da ciência, tecnologia e inovação no Brasil.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Educação • 18:29h • 21 de setembro de 2025

Democratização do ensino técnico exige internet de qualidade e iniciativas sociais

Pesquisa do Ipea mostra que profissionais com formação técnica recebem até 24,9% a mais, mas acesso ainda é limitado; inclusão digital e iniciativas sociais são apontadas como soluções

Descrição da imagem

Variedades • 17:36h • 21 de setembro de 2025

Mensagens de WhatsApp fora do expediente podem ser consideradas hora extra

Especialista em Direito Trabalhista explica que comunicação após o horário pode configurar hora extra e até violar o direito ao descanso

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:01h • 21 de setembro de 2025

Governo de SP lança a Rota do Queijo Paulista e abre inscrições para produtores

As inscrições para produtores, queijarias, laticínios, cooperativas e demais integrantes da cadeia produtiva do leite e derivados estão abertas até 29 de setembro.

Descrição da imagem

Esporte • 16:45h • 21 de setembro de 2025

Tradição esportiva: Campeonato Varzeano movimenta Pedrinhas Paulista em outubro

Primeira rodada será em um domingo, 5 de outubro, às 15h, no Estádio Municipal Pedro Costa Filho, reunindo oito equipes da cidade e região

Descrição da imagem

Variedades • 16:18h • 21 de setembro de 2025

Em alerta: Energisa reforça equipes diante da previsão de chuvas fortes a partir deste domingo

Concessionária mobiliza plano de contingência, realiza manutenção preventiva e orienta população sobre cuidados com a rede elétrica durante temporais

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 15:40h • 21 de setembro de 2025

Brasil lança programa para fortalecer o turismo sustentável em áreas naturais

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou o programa Natureza com as Pessoas, que amplia o ecoturismo e o turismo de base comunitária em Unidades de Conservação. A iniciativa promete impulsionar o setor, gerar renda e consolidar o Brasil como referência em turismo responsável

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:18h • 21 de setembro de 2025

Senado aprova projeto que obriga escolas a comunicar casos de violência ao Conselho Tutelar

Proposta altera a LDB e a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio; medida depende agora de sanção presidencial para entrar em vigor

Descrição da imagem

Variedades • 14:30h • 21 de setembro de 2025

Sinais de vida em Marte? Descoberta da Nasa anima comunidade científica

Sessenta anos após a missão Mariner 4, que levou as primeiras imagens do planeta vermelho, a Nasa anunciou possíveis bioassinaturas em rochas analisadas pelo rover Perseverance. A brasileira Rosaly Lopes, cientista da agência, explica por que o achado é promissor, mas ainda não conclusivo

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?