• Paraguaçuenses são convidados a participar da campanha "Doe Sangue, Doe Amor" em Assis
  • Show de Talentos 2024 encanta público e fortalece a saúde dos idosos em Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 08:05h • 01 de agosto de 2024

Agosto Lilás: mês de conscientização e combate à violência contra a mulher

Campanha visa mobilizar a sociedade e incentivar denúncias para proteger e apoiar as vítimas de violência doméstica

Da Redação | Foto: Arquivo

A escolha do mês de agosto é particularmente significativa, pois marca a promulgação da Lei Maria da Penha
A escolha do mês de agosto é particularmente significativa, pois marca a promulgação da Lei Maria da Penha

Nesta quinta-feira, 1º de agosto de 2024, o Brasil dá início à campanha Agosto Lilás, um movimento nacional que visa conscientizar a população sobre a importância de combater a violência contra a mulher. Instituída pela Lei nº 14.448, de 9 de setembro de 2022, a campanha reafirma o compromisso do país com a proteção das mulheres e a luta por um ambiente seguro e justo para todas.

O Agosto Lilás foi criado para trazer à tona a discussão sobre a violência doméstica e familiar, incentivando a denúncia e promovendo ações educativas e de esclarecimento. A escolha do mês de agosto é particularmente significativa, pois marca a promulgação da Lei Maria da Penha em 7 de agosto de 2006, uma legislação que mudou a forma como o Brasil lida com casos de violência contra a mulher.

A Lei Maria da Penha estabelece que toda violência doméstica e intrafamiliar é crime, que deve ser apurado por inquérito policial e remetido ao Ministério Público. Ela criou os Juizados Especializados de Violência Doméstica contra a Mulher e ampliou as penas para os agressores, que agora podem variar de um a três anos de prisão. A lei também proíbe a aplicação de penas pecuniárias e determina o encaminhamento das mulheres em situação de violência, e de seus dependentes, a programas de proteção e assistência social.

Durante todo o mês, a União e os demais entes federados intensificarão esforços para promover ações intersetoriais de conscientização, esclarecendo sobre as diferentes formas de violência contra a mulher. Essas ações buscam informar a sociedade sobre a gravidade e as consequências da violência doméstica, além de incentivar as vítimas a denunciar seus agressores.

O objetivo da campanha é claro: aumentar a orientação sobre o tema, fomentar a luta contra a violência doméstica e encorajar as vítimas a buscar ajuda. Diversas atividades, como palestras, debates, campanhas em mídias sociais e mobilizações comunitárias, serão realizadas em todo o país para envolver a população e reforçar a importância da denúncia e do apoio às vítimas.

A Lei Maria da Penha, homenageando a mulher que sobreviveu a duas tentativas de assassinato por parte de seu marido e que desde então se dedica à causa do combate à violência contra as mulheres, continua a ser uma ferramenta fundamental na proteção das mulheres brasileiras. A campanha Agosto Lilás é uma extensão desse compromisso, visando a criação de uma sociedade mais consciente e engajada na luta contra a violência de gênero.

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos reforça a importância de todos se unirem contra a violência e lembra que, em caso de necessidade, as vítimas podem contar com a rede de proteção e os serviços de apoio oferecidos pelo governo. A denúncia pode ser feita pelo Disque 180, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Em 2024, mais do que nunca, o Agosto Lilás reafirma a necessidade de um compromisso coletivo para erradicar a violência contra a mulher e construir um futuro mais seguro e igualitário para todas.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:22h • 23 de novembro de 2024

Selo Quilombos do Brasil destaca sabores e saberes ancestrais

Tradição, agricultura familiar e sustentabilidade são práticas também de preservação do território

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:18h • 23 de novembro de 2024

Apenas 5% dos recursos dos oceanos são conhecidos, diz pesquisadora

Debates no AquaRio abordam preservação de mangues

Descrição da imagem

Economia • 14:41h • 23 de novembro de 2024

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

Cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões

Descrição da imagem

Economia • 14:05h • 23 de novembro de 2024

Consumidor deve tomar cuidado para não adquirir equipamentos sem certificação

Anatel divulga orientações para evitar a aquisição de produtos irregulares em lojas físicas e na internet

Descrição da imagem

Cidades • 13:11h • 23 de novembro de 2024

Paraguaçuenses são convidados a participar da campanha "Doe Sangue, Doe Amor" em Assis

Projeto em parceria com a Santa Casa de Paraguaçu Paulista leva voluntários para doar sangue e salvar vidas no Dia Nacional do Doador de Sangue

Descrição da imagem

Variedades • 12:25h • 23 de novembro de 2024

ICMBio lança aplicativo sobre aves do Parque Nacional da Lagoa do Peixe

O jogo educativo ‘Desafios das Aves’ está disponível gratuitamente para dispositivos Android. Conhecer as aves é um modo de aprender a conservar

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 12:05h • 23 de novembro de 2024

Show de Talentos 2024 encanta público e fortalece a saúde dos idosos em Assis

Evento realizado no Teatro Municipal reuniu famílias e emocionou com apresentações de dança, destacando a saúde física e mental dos participantes, especialmente os idosos

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 11:33h • 23 de novembro de 2024

Em 2024, Disque 100 registra 3,4 mil denúncias de racismo e injúria racial

Divulgação dos números ocorreu no Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado na última quarta-feira, 20 de novembro