• Rio de Janeiro prepara réveillon histórico com 13 palcos e grandes atrações
  • Paraguaçuenses são convidados a participar da campanha "Doe Sangue, Doe Amor" em Assis
  • Show de Talentos 2024 encanta público e fortalece a saúde dos idosos em Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Mundo • 15:21h • 13 de junho de 2024

Aeroporto de Guarulhos tem 291 imigrantes retidos em área restrita

Indianos são a maioria dos barrados

Agência Brasil | Foto: Rovena Rosa

A área restrita é uma região do terminal onde os imigrantes ainda não foram admitidos
A área restrita é uma região do terminal onde os imigrantes ainda não foram admitidos

Centenas de imigrantes, a maior parte deles provenientes da Índia, encontram-se atualmente retidos em uma área restrita do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

A informação foi confirmada nesta quarta-feira (12) pelo Ministério Público Federal (MPF) de São Paulo, que convocou reunião emergencial para amanhã, com a Polícia Federal, a Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados, a concessionária GRU Airport e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, na qual a situação será discutida.

A área restrita é uma região do terminal onde os imigrantes ainda não foram admitidos, ou seja, eles ainda não ingressaram no país oficialmente por estarem sem visto ou documentos. É onde estrangeiros aguardam a solicitação de refúgio ou a repatriação a seus países de origem.

O MPF declarou essa situação como “nova crise humanitária instalada no aeroporto”, relembrando que, recentemente, o aeroporto de Guarulhos recebeu grande fluxo de pessoas vindas do Afeganistão e também do Vietnã.

Segundo o órgão, que teve representantes ontem no aeroporto, cerca de 400 imigrantes estiveram na área nesta terça-feira na área de imigração, sem poder entrar no país, o que tem chamado a atenção das autoridades brasileiras.

A maioria é de indianos, mas há também cidadãos de outros países, como Nepal. Ainda não há confirmação sobre os motivos que levaram estes imigrantes a partirem para  Brasil. As informações iniciais indicam que eles chegaram a Guarulhos em diferentes voos nos últimos dias e estão enfrentando problemas para a liberação de entrada.

Entre essas dificuldades estão falhas no Sistema Nacional de Processamento de Pedidos de Refúgio (Sisconare), a plataforma digital para o registro de pedidos de refúgio no país.

Ministério da Justiça

Em nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública diz que trabalha na solução de "instabilidades momentâneas" que afetam a ferramenta, o que ocorre devido a "atualizações e melhorias realizadas em outros sistemas eletrônicos da pasta com os quais o Sisconare tem ligação".

De acordo com a pasta, são 291 os imigrantes retidos na área restrita nesta quarta-feira, "viajantes que, em sua maioria, já manifestaram a intenção de solicitar refúgio e deverão ter o seguimento do seu processo nos próximos dias".

O ministério informou ainda que, junto com a Polícia Federal, está comprometido a "acelerar e maximizar a capacidade de processamento dos pedidos, com observância das normas afetas ao refúgio e respeito aos direitos humanos". 

Cenário

À TV Brasil, Letícia Carvalho, da Missão Paz - instituição filantrópica de apoio e acolhimento a imigrantes e refugiados - contou que também esteve no aeroporto ontem, em contato com esses imigrantes. Segundo ela, o cenário é complexo e tem sido observado também em outras partes do mundo, mas foi agravado no Brasil pela instabilidade no Sisconare.

No ano passado, centenas de vietnamitas enfrentaram situação parecida, ao ficarem retidos na área de imigração do aeroporto. A suspeita, na ocasião, era de que redes de coiotes e de contrabando estavam por trás do fluxo migratório e que eles apenas queriam utilizar o Brasil como porta de entrada para os Estados Unidos.

Notificação

A prefeitura de Guarulhos informou que o Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante, equipamento municipal instalado no aeroporto de Guarulhos, não foi notificado oficialmente sobre a situação dos indianos.

A Agência Brasil procurou a Acnur e a concessionária do aeroporto e aguarda posicionamento.

*Colaborou o repórter Guilherme Jeronymo, da TV Brasil


Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 19:54h • 23 de novembro de 2024

Rio de Janeiro prepara réveillon histórico com 13 palcos e grandes atrações

Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Anitta são algumas das atrações confirmadas para a virada do ano

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:22h • 23 de novembro de 2024

Selo Quilombos do Brasil destaca sabores e saberes ancestrais

Tradição, agricultura familiar e sustentabilidade são práticas também de preservação do território

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:18h • 23 de novembro de 2024

Apenas 5% dos recursos dos oceanos são conhecidos, diz pesquisadora

Debates no AquaRio abordam preservação de mangues

Descrição da imagem

Economia • 14:41h • 23 de novembro de 2024

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

Cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões

Descrição da imagem

Economia • 14:05h • 23 de novembro de 2024

Consumidor deve tomar cuidado para não adquirir equipamentos sem certificação

Anatel divulga orientações para evitar a aquisição de produtos irregulares em lojas físicas e na internet

Descrição da imagem

Cidades • 13:11h • 23 de novembro de 2024

Paraguaçuenses são convidados a participar da campanha "Doe Sangue, Doe Amor" em Assis

Projeto em parceria com a Santa Casa de Paraguaçu Paulista leva voluntários para doar sangue e salvar vidas no Dia Nacional do Doador de Sangue

Descrição da imagem

Variedades • 12:25h • 23 de novembro de 2024

ICMBio lança aplicativo sobre aves do Parque Nacional da Lagoa do Peixe

O jogo educativo ‘Desafios das Aves’ está disponível gratuitamente para dispositivos Android. Conhecer as aves é um modo de aprender a conservar

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 12:05h • 23 de novembro de 2024

Show de Talentos 2024 encanta público e fortalece a saúde dos idosos em Assis

Evento realizado no Teatro Municipal reuniu famílias e emocionou com apresentações de dança, destacando a saúde física e mental dos participantes, especialmente os idosos