Saúde • 17:08h • 05 de fevereiro de 2025
Acesso à Saúde Não Pode Esperar': campanha pede urgência em soluções para diabetes e obesidade
Iniciativa busca sensibilizar o Governador sobre as filas de consultas com especialistas e a falta de monitoramento contínuo de glicose no estado de SP
Da Redação | Com informações da Assessoria de Imprensa Animapress | Foto: Divulgação
Neste início de ano, a organização Vozes do Advocacy, composta por 27 entidades de diabetes no Brasil, lança a campanha "Acesso à Saúde Não Pode Esperar". O objetivo é chamar a atenção do Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sobre a grave situação das filas para consultas com especialistas e a necessidade urgente da incorporação do sistema de monitoramento contínuo de glicose, além da atualização das políticas públicas voltadas ao tratamento do diabetes e da obesidade.
Levantamento realizado pela Vozes do Advocacy, por meio da Lei de Acesso à Informação, revelou números alarmantes. Na Grande São Paulo, 14.513 pessoas estão esperando 278 dias para uma consulta com oftalmologistas, enquanto em Araçatuba, 7.322 pacientes aguardam 473 dias para serem atendidos. Já em Campinas, são mais de 18 mil pessoas esperando 227 dias por uma consulta. Além disso, o tempo de espera por exames, como o mapeamento de retina, chega a ser de até 437 dias em algumas regiões.
Apesar de inúmeras tentativas de diálogo com a Secretaria Estadual de Saúde e a apresentação dos dados em audiências públicas, a Vozes do Advocacy não obteve respostas satisfatórias. Além disso, a organização continua pressionando pelo avanço de tecnologias de monitoramento contínuo de glicose, que já têm mostrado resultados positivos em alguns municípios do estado, com redução de episódios de hipoglicemia e hospitalizações.
A organização também destaca a urgência na atualização da linha de cuidado da obesidade, citando o caso trágico de um jovem que faleceu em 2023 devido à falta de estrutura para atendimento adequado. "A não implementação de políticas públicas eficazes para o tratamento do diabetes e da obesidade representa um retrocesso para o sistema de saúde e para a vida das pessoas", afirma Vanessa Pirolo, presidente do Vozes do Advocacy.
A campanha "Acesso à Saúde Não Pode Esperar" inclui ações nas redes sociais para sensibilizar a população e influenciadores digitais a se mobilizarem, com o objetivo de pressionar o Governador Tarcísio de Freitas a atender as demandas das organizações envolvidas. Além disso, a campanha busca reforçar a importância da capacitação de médicos e a contratação de mais especialistas, para garantir que os pacientes tenham acesso ao tratamento necessário e evitar complicações graves, como a cegueira.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Variedades
Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa
Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design