Cidades • 13:16h • 02 de abril de 2025
Abril Marrom alerta para os sinais de cegueira; saiba o que pode comprometer sua visão
Campanha destaca as principais doenças oculares e os cuidados necessários para prevenir a perda de visão irreversível
Da Redação | Com informações da Assessoria de Imprensa VFR | Foto: Divulgação

O mês de abril também é marcado pela Campanha Abril Marrom, que visa chamar a atenção da população para os sinais de alerta para cegueira e a importância do diagnóstico precoce das doenças oculares que podem levar à perda permanente da visão. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% dos casos de deficiência visual poderiam ser evitados ou tratados com cuidados e exames regulares.
No Brasil, cerca de 6,5 milhões de pessoas sofrem de algum tipo de deficiência ocular, conforme dados do IBGE. Entre as principais causas estão doenças como glaucoma, catarata e retinopatia diabética, que muitas vezes evoluem de forma silenciosa, sem sintomas evidentes no início.
O oftalmologista Alfonso Nomura, do Hospital e Maternidade São Luiz São Caetano do Sul, destaca a importância de realizar exames oftalmológicos regulares. "A principal dificuldade é que algumas doenças oculares não apresentam sintomas no início. O glaucoma, por exemplo, pode causar danos irreversíveis ao nervo óptico antes de ser diagnosticado", alerta Nomura.
A prevenção deve começar desde cedo, com o teste do olhinho ainda na maternidade. Avaliações periódicas durante a infância e ao longo da vida adulta são essenciais, especialmente a partir dos 40 anos, quando o risco de doenças oculares aumenta, especialmente para aqueles com histórico familiar.
Entre os sinais de alerta que exigem avaliação médica estão:
- Visão turva
- Dor e pressão nos olhos
- Flashes de luz
- Sombras na visão
- Manchas escuras
- Dificuldade para enxergar no escuro
- Fotofobia (sensibilidade à luz)
- Dores de cabeça
Se qualquer incômodo persistir por mais de 3 dias, é fundamental procurar um oftalmologista. Pessoas com comorbidades, como diabetes, hipertensão ou doenças autoimunes, devem redobrar a atenção com a saúde ocular, pois essas condições podem agravar problemas de visão, como a retinopatia diabética, retinopatia hipertensiva e uveíte.
A catarata, responsável por 47% dos casos de cegueira reversível no mundo, pode ser tratada com cirurgia. Já o glaucoma, que afeta cerca de 80 milhões de pessoas, é uma doença silenciosa que, se não tratada, pode levar à perda de visão definitiva.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Variedades
Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa
Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor