Cultura e Entretenimento • 12:15h • 01 de outubro de 2024
Abertas inscrições do projeto “Sabores e Saberes” que premia comida de terreiro
O 1º Edital Sabores e Saberes premiará 55 projetos nas cinco regiões brasileiras
Da Redação/Agência Gov | Foto: Divulgação Fundação Palmares
Desde segunda (30/9), estão abertas as inscrições para o 1º Edital Sabores e Saberes: Comida de Terreiro para Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana de Terreiro, com o objetivo de fomentar a economia local e contribuir para a preservação do patrimônio gastronômico dessas comunidades.
Fruto de parceria entre o Ministério da Igualdade Racial (MIR) e o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Fundação Cultural Palmares, a iniciativa visa fortalecer, valorizar e divulgar a culinária ancestral desses povos tradicionais, reconhecendo as práticas culturais e saberes transmitidos por gerações.
O edital vai selecionar 55 iniciativas do Brasil que tenham como foco o resgate das tradições culinárias de matriz africana. Os participantes devem registrar em vídeo suas práticas e receitas, destacando a importância histórica e o significado cultural dos alimentos preparados em seus territórios.
Além disso, o prêmio busca identificar as potencialidades de empreendimentos culturais e gastronômicos dentro das comunidades, promovendo a valorização cultural e incentivando a geração de emprego e renda, por meio da comida de terreiro e das demais comunidades tradicionais de matriz africana.
Distribuição por região
A premiação será dividida entre as cinco regiões do Brasil, com o objetivo de contemplar iniciativas de diferentes territórios, respeitando a riqueza e a diversidade das tradições gastronômicas locais. Cada região receberá 11 prêmios, totalizando 55 vencedores, a saber:
Norte : 11 premiados;
Nordeste: 11 premiados;
Sudeste: 11 premiados;
Centro-Oeste: 11 premiados;
Sul: 11 premiados.
Premiação
Cada iniciativa selecionada receberá um prêmio em dinheiro no valor de R$ 13.000,00 (treze mil reais), além de um kit de cozinha, composto por equipamentos pensados para aprimorar o processamento de alimentos, fortalecendo a infraestrutura local e promovendo a sustentabilidade econômica das comunidades. Os equipamentos:
freezer vertical;
fogão semi-industrial;
bancada de inox;
liquidificador industrial;
processador industrial;
exaustor;
batedeira;
panela de pressão industrial;
forno micro-ondas.
Quem pode participar
Organizações privadas sem fins lucrativos ou com finalidade não econômica (organizações da sociedade civil), com existência comprovada há pelo menos 1 (um) ano, localizadas em Territórios de Povos e Comunidade Tradicionais de Matriz Africana e Povos de Terreiros.
As inscrições estarão abertas pelo prazo de 15 (quinze) dias corridos, e devem ser realizadas online, no portal da Fundação Cultural Palmares/FCP. Assim, se você ou sua comunidade desenvolvem atividades culinárias tradicionais e querem compartilhar esse saber, inscreva-se até o dia 14 de outubro de 2024 e ajude a preservar a riqueza gastronômica afro-brasileira.
Não deixe essa oportunidade passar.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social