Saúde • 14:15h • 02 de agosto de 2024
A relação entre avós e netos promove saúde e bem-estar
Estudos mostram que a convivência entre avós e netos traz inúmeros benefícios para a qualidade de vida e o bem-estar
Da Redação | Com informações do Ministério da Saúde | Foto: Divulgação
Neste fim de semana, que tal dedicar um tempo especial para conviver com os avós? Estudos apontam que a interação efetiva entre gerações não só fortalece os laços familiares, mas também traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental dos idosos. A Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa na Atenção Primária do Ministério da Saúde destaca que essa convivência pode promover coeducação, respeito às diferenças e o exercício da cidadania.
Benefícios do convívio intergeracional
Lígia Gualberto, médica geriatra e coordenadora do setor, explica que o bom convívio familiar é essencial para desenvolver sociedades que valorizam o cuidado e promovem as capacidades de pessoas de todas as idades. "Uma boa relação pode ser um presente para os avós, que recebem carinho, aprendem novas tecnologias e têm a oportunidade de desenvolver habilidades e sabedoria ao enxergar situações cotidianas por outros ângulos," afirma Lígia.
O Estudo Longitudinal de Saúde dos Idosos (ELSI Brasil) revela que idosos que vivem em comunidades que incentivam a participação social apresentam melhores indicadores de saúde. Este conceito, proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS), engloba capacidades mentais e físicas cruciais para que os idosos continuem realizando atividades que valorizam.
Impacto na longevidade e qualidade de vida
A mudança de visão sobre o envelhecimento, tanto pelos próprios idosos quanto pela sociedade, tem contribuído para uma maior longevidade. A OMS define essa mudança como “envelhecimento ativo,” onde a participação social, econômica, cultural e espiritual dos idosos, conforme suas necessidades e capacidades, fortalece o sentimento de pertencimento e utilidade.
Exemplo de mudança positiva
Helena Augusto, 75 anos, avó de Arthur Gabriel Alves, de 1 ano e 10 meses, ilustra bem os benefícios dessa convivência. Desde o nascimento do neto, Helena parou de consumir bebida alcoólica, melhorando significativamente sua saúde. “Minha saúde melhorou muito. Tomei essa decisão por mim, mas também pelo meu neto. Faço questão de ficar com ele e preciso estar bem para isso. Então, posso dizer que mudei meus hábitos pelo Arthur”, relata Helena.
Contribuições do SUS e políticas públicas
O Sistema Único de Saúde (SUS) e as políticas públicas desempenham um papel fundamental na ampliação do cuidado integral ao longo da vida, promovendo a saúde e melhorando a qualidade de vida dos idosos. Desde a vacinação até o cuidado com condições crônicas, o acesso a medicamentos e serviços de urgência, o SUS contribui significativamente para o aumento da expectativa de vida.
Neste fim de semana, aproveite para passar um tempo com os avós. Além de fortalecer os laços familiares, essa convivência pode trazer inúmeros benefícios para a saúde e bem-estar de todos.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social