Variedades • 07:59h • 12 de outubro de 2024
A história do Dia das Crianças no Brasil: de 1924 a um feriado comercial
Data comemorativa é estabelecida em 1924 e ganha popularidade a partir da década de 1950
Da Redação | Com informações do Brasil Escola | Foto: Arquivo/Âncora1

O Dia das Crianças, celebrado no Brasil no dia 12 de outubro, tem suas raízes em um decreto de 1924, mas sua popularização ocorreu somente na década de 1950. Durante o governo de Artur Bernardes, a data foi criada após o III Congresso Sul-Americano da Criança, realizado em 1923, que debateu a importância da defesa dos direitos infantis. A proposta de criação do Dia das Crianças foi apresentada pelo deputado federal Galdino Valle Filho e se concretizou com o Decreto nº 4.867, assinado em 5 de novembro de 1924.
Apesar de sua criação, a data não teve grande repercussão nos primeiros anos. Houve até uma tentativa de mudança de data por Getúlio Vargas. A verdadeira popularização do Dia das Crianças começou na década de 1950, impulsionada por uma campanha publicitária das fabricantes de brinquedos. A fábrica Estrela e a empresa Johnson & Johnson lançaram a Semana do Bebê Robusto, celebrando o dia 12 de outubro e transformando-o em um momento de comercialização de produtos infantis. A campanha, que começou em 1955, fez com que a data ganhasse a adesão do público.
Atualmente, o Dia das Crianças é um evento comercial significativo no Brasil, com vendas de brinquedos e produtos voltados ao público infantil aumentando substancialmente. Além disso, o 12 de outubro é feriado nacional, porém, essa característica não está relacionada diretamente à data, mas sim à celebração de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
Em 1959, a Organização das Nações Unidas estabeleceu a Declaração Universal dos Direitos das Crianças, e o dia 20 de novembro foi designado como o Dia Mundial das Crianças, conhecido internacionalmente como World Children’s Day. Contudo, no Brasil, o destaque permanece no dia 12 de outubro, que simboliza tanto a celebração das crianças quanto a cultura comercial que a envolve.
A história do Dia das Crianças no Brasil é um reflexo das mudanças sociais e culturais do país, evidenciando a importância de se comemorar e valorizar a infância.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor