Economia • 10:14h • 20 de abril de 2025
99Food e Meituan entram no mercado de delivery para desafiar o iFood e equilibrar a concorrência
O retorno da 99Food e a entrada da Meituan criam novas oportunidades para empresas e consumidores, com expectativa de maior diversidade e condições mais justas no setor
Da Redação | Com informações da Abrasel | Foto: Divulgação

O mercado de delivery no Brasil, que já é um canal essencial para bares e restaurantes, está vivendo um momento de mudanças com a retomada da 99Food e a entrada da Meituan, gigante chinesa de entregas. Para a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), esses movimentos representam uma oportunidade para ampliar a concorrência, reduzir a concentração de mercado e beneficiar tanto os negócios quanto os consumidores finais.
A 99Food, plataforma que voltou ao Brasil após um período de reestruturação, promete ampliar as opções de entrega e, com isso, competir diretamente com o atual líder de mercado, o iFood. Além disso, a chegada da Meituan, líder no setor de entregas na China, levanta as expectativas para um novo ambiente competitivo, com maior diversidade de modelos de negócio e serviços.
O setor de delivery tem se consolidado como estratégico para o setor de alimentação fora do lar. De acordo com dados da Abrasel, 71% dos estabelecimentos fazem entregas, sendo que 78% desses estabelecimentos recorrem a plataformas como o iFood. Esse domínio do mercado por uma única empresa tem gerado insatisfação, o que torna a entrada de novas plataformas como a 99Food e a Meituan ainda mais importante para a diversificação do mercado.
Aumentando as opções e benefícios para o consumidor
A chegada de novos players não só estimula a concorrência, mas também promete uma melhoria significativa para os consumidores, ao ampliar as opções de serviços, oferecer preços mais competitivos e criar condições mais justas para os restaurantes e bares. "O mercado precisa de mais diversidade e de condições mais justas. É essencial remover barreiras que impedem a concorrência plena, criando um ambiente saudável para os negócios e benéfico para toda a sociedade", afirmou Paulo Solmucci, presidente executivo da Abrasel.
A entidade também reforça seu compromisso em promover um ecossistema de delivery mais competitivo e sustentável, com maior transparência e apoio ao empreendedorismo e inovação. A ideia é construir um mercado em que os serviços de entrega evoluam de forma contínua, mantendo a qualidade e eficiência, ao mesmo tempo em que ampliam a acessibilidade para todos os envolvidos.
Com essas mudanças, a Abrasel acredita que o futuro do delivery no Brasil será mais equilibrado e dinâmico, com maior transparência, melhores condições comerciais e, principalmente, mais opções para os consumidores.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Variedades
Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa
Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor