• Coleta de lixo e coleta seletiva têm alterações em Pedrinhas Paulista e Florínea durante os feriados
  • Cruzália entra em recesso a partir de 24 de dezembro; veja o que funciona
  • Operação Natal e Ano Novo reforça policiamento nas rodovias de Assis e região até 4 de janeiro
Novidades e destaques Novidades e destaques

Mundo • 13:45h • 29 de novembro de 2024

31,9% dos municípios ainda utilizam lixões, aponta IBGE

Dados levantados pelo IBGE referentes a 2023 mostram que após 14 anos da promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, 31,9% dos municípios brasileiros ainda utilizam lixões como unidade de disposição final de resíduos

Da Redação com informações de Agência Gov e IBGE | Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

Cerca de um terço dos municípios brasileiros utilizavam lixão para descarte de resíduos
Cerca de um terço dos municípios brasileiros utilizavam lixão para descarte de resíduos

Apesar da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), sancionada em 2010, estipular prazos para a destinação ambientalmente adequada de resíduos, 31,9% dos municípios brasileiros ainda utilizam lixões como forma de disposição final, aponta a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) 2023, divulgada pelo IBGE na quinta-feira (28). Apenas 28,6% adotam aterros sanitários, a opção mais adequada, enquanto 18,7% recorrem a aterros controlados.

A situação varia por região: lixões ainda predominam em 73,8% dos municípios do Norte, 51,6% no Nordeste e 52,9% no Centro-Oeste, enquanto no Sudeste e Sul os índices caem para 12,1% e 5,7%, respectivamente.

Prazos não cumpridos

O Artigo 54 da PNRS estabeleceu prazos para eliminação de lixões, variando conforme o tamanho populacional e localização dos municípios, com prazo final em agosto de 2024 para municípios com até 50 mil habitantes. No entanto, entre municípios com mais de 50 mil habitantes, 21,5% ainda utilizavam lixões no período analisado (setembro de 2023 a março de 2024).

Entre esses municípios maiores, as diferenças regionais são significativas: 57,7% dos municípios do Norte mantêm lixões, contra apenas 7% no Sudeste e 1,8% no Sul.

Coleta seletiva avança, mas desafios persistem

A coleta seletiva está presente em 60,5% dos municípios brasileiros, segundo o levantamento. O Sul lidera com 81,9% de cobertura, enquanto o Norte apresenta apenas 33,5%. Apesar disso, 56,7% dos municípios afirmaram possuir instrumentos legais relacionados à coleta seletiva, indicando avanços na regulamentação.

Já cerca de 73,7% dos municípios brasileiros contam com catadores informais de materiais recicláveis, enquanto apenas 27% possuem entidades formalizadas de catadores atuando na coleta seletiva. O Sudeste lidera em formalização, com 33,5% dos municípios contando com essas entidades, enquanto o Norte apresenta o menor índice, 16,7%.

Drenagem e manejo de águas pluviais

A infraestrutura de drenagem está presente em 96% dos municípios, com predominância no Sudeste (99,6%). No Nordeste, o percentual cai para 89,3%, influenciado por estados como o Piauí, onde apenas 47,8% dos municípios têm dispositivos de drenagem. A pesquisa também destaca o uso incipiente de soluções baseadas na natureza, como jardins de chuva e parques lineares, adotadas em apenas 24,5% dos municípios.

Avanços no saneamento básico

O número de municípios com Política Municipal de Saneamento Básico cresceu de 38,2% em 2017 para 55,9% em 2023. Contudo, apenas 30,8% possuem uma Política Municipal de Educação Ambiental, essencial para promover conscientização sobre práticas sustentáveis.

A pesquisa MUNIC 2023 detalha a gestão de resíduos sólidos e drenagem nos 5.570 municípios brasileiros, incluindo informações sobre legislação, coleta seletiva, logística reversa e soluções sustentáveis. Os resultados refletem avanços pontuais, mas também a necessidade urgente de investimentos e maior compromisso com o cumprimento da PNRS.








Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 13:39h • 24 de dezembro de 2025

Quando o cansaço não passa, especialistas explicam sinais da exaustão emocional

Aumento do estresse entre novembro e dezembro intensifica quadros de exaustão emocional, e especialistas explicam como reconhecer sinais e recuperar o equilíbrio

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 13:13h • 24 de dezembro de 2025

Bodycams acumulam milhões de registros e ampliam transparência na segurança pública

Tecnologia usada pelas forças de segurança desde 2022 reúne milhões de arquivos, amplia transparência e incorpora recursos de inteligência artificial

Descrição da imagem

Cidades • 12:31h • 24 de dezembro de 2025

Coleta de lixo e coleta seletiva têm alterações em Pedrinhas Paulista e Florínea durante os feriados

Prefeituras divulgam mudanças no cronograma por causa do Natal e do Ano Novo e orientam moradores a se organizarem

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 12:10h • 24 de dezembro de 2025

Embalagens holográficas ganham espaço no mercado de suplementos e alimentos funcionais

Solução produzida no Brasil aposta em efeito visual para diferenciar marcas em um setor cada vez mais competitivo

Descrição da imagem

Cidades • 11:42h • 24 de dezembro de 2025

Cruzália entra em recesso a partir de 24 de dezembro; veja o que funciona

Atendimento ao público fica suspenso até 5 de janeiro de 2026, com funcionamento excepcional dos serviços essenciais durante o período

Descrição da imagem

Saúde • 11:09h • 24 de dezembro de 2025

Verão Laranja expõe como desinformação e culto ao bronze alimentam o câncer de pele no Brasil

Especialistas alertam que mitos nas redes sociais e a normalização da exposição solar excessiva aumentam riscos e dificultam a prevenção de um dos cânceres mais frequentes do país

Descrição da imagem

Saúde • 10:33h • 24 de dezembro de 2025

Instituto Butantan inicia entrega de 1,3 milhão de doses da vacina contra a dengue ao Ministério da Saúde

Primeiras 300 mil doses serão entregues no início da próxima semana; até o final de janeiro de 2026, outras um milhão de doses já estarão disponíveis ao Programa Nacional de Imunizações (PNI)

Descrição da imagem

Educação • 10:11h • 24 de dezembro de 2025

Professores podem acumular cargo público, decide Congresso

Emenda constitucional foi promulgada nesta sexta-feira emsessão solene

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025