• Relatório da OMS aponta impacto global da solidão na saúde
  • Santa Casa de Assis adota IA inédita para transformar gestão e reforçar sustentabilidade hospitalar
  • Assis realiza o 4º Pedal Solidário no domingo (30) com programação esportiva e ação social
Novidades e destaques Novidades e destaques

Gastronomia & Turismo • 16:15h • 07 de maio de 2025

10 anos de Municípios de Interesse Turístico: SP impulsiona o turismo e o desenvolvimento local

Política pioneira do Governo de SP já repassou quase R$ 300 milhões e beneficiou mais de 140 cidades paulistas com obras de infraestrutura turística

Agência SP | Foto: André Rosa

Balneário Municipal no MIT de Rosana
Balneário Municipal no MIT de Rosana

O Estado de São Paulo comemora uma década da promulgação da Lei Complementar 1261/2015 que, entre outras inovações, organizou os municípios turísticos em duas categorias, as Estâncias Turísticas, que já existiam, e criou os Municípios de Interesse Turístico (MITs), política pública que impulsionou o desenvolvimento do turismo e promoveu a transformação econômica e social de cidades do interior e do litoral paulista.

Desde a titulação dos primeiros MITs, o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), e do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), firmou cerca de 860 convênios com municípios reconhecidos. Nesse período, foram entregues mais de 590 obras e investidos cerca de R$ 300 milhões em infraestrutura turística.

O investimento estadual permitiu que cidades com potencial turístico – até então poucos explorados – se estruturassem para atrair visitantes, fomentar a economia local e gerar empregos. Os recursos são utilizados em projetos como construção de praças temáticas, mirantes e centros de atendimento ao turista, requalificação de orlas, ciclovias, trilhas ecológicas, sinalização, entre outros.

“Após a criação dos MITs, assistimos a uma verdadeira transformação no cenário turístico paulista. Municípios se reinventaram, fortaleceram sua vocação turística e mobilizaram toda a cadeia produtiva. Os resultados nos orgulham muito”, afirma o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.

O turismo representa hoje cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado de São Paulo. “Somos líderes em recepção de turistas estrangeiros, temos os três aeroportos mais movimentados do país e somos o maior emissor de turistas nacionais. Isso mostra a força e a diversidade do turismo paulista”, destaca o secretário.

Turismo que transforma

Rifaina, localizada a 411 km da capital, é exemplo do impacto positivo da política. A cidade se preparou para receber o título desde 2012 e, após a instituição da categoria, a partir de 2017, quando recebeu o título de MIT, experimentou um forte crescimento. Hoje, é considerada uma das cidades mais desenvolvidas da região, com expansão imobiliária, aumento na oferta de hospedagens e previsão de inauguração de um resort com 320 apartamentos em 2025.

Outro destaque é Barretos, conhecida como a “Capital Nacional do Rodeio”, que foi um dos primeiros municípios a obter o título de MIT. A organização e agilidade no processo permitiram que Barretos se tornasse, posteriormente, uma Estância Turística, consolidando-se como destino turístico durante todo o ano.

Sobre os MITs

Os MITs são cidades com grande potencial turístico, que recebem apoio do estado para desenvolver projetos na área. Embora não tenham o título de Estância Turística, esses municípios são incentivados a investir em infraestrutura e promover suas atrações para atrair turistas.

O título de Municípios de Interesse Turístico foi criado para reconhecer e fomentar o potencial de cidades com vocação para o turismo, garantindo acesso a recursos estaduais e promovendo desenvolvimento regional. Atualmente, São Paulo conta com 214 municípios turísticos reconhecidos, sendo 144 MITs e 70 Estâncias Turísticas e esses municípios são representados pela Amitesp, que é a Associação dos Municípios de Interesse Turístico, presidida atualmente pelo prefeito José Basílio de Santa Clara d´Oeste.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Educação • 12:04h • 27 de novembro de 2025

Assis abre inscrições para processo seletivo da Educação 2026

Cadastro reserva contempla professores e profissionais de apoio escolar; provas objetivas serão aplicadas em dezembro

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 11:30h • 27 de novembro de 2025

Tarumã promove atração especial da Feira da Família com show de Tonello & Banda nesta quinta-feira

Evento terá participação do Clube de Carros Antigos de Tarumã e começa às 18h no Espaço Múltiplo Teolindo Toni

Descrição da imagem

Educação • 11:01h • 27 de novembro de 2025

34,4 mil alunos são chamados para provas do Prontos pro Mundo

Avaliação de proficiência de língua inglesa será aplicada nas próprias escolas até sexta-feira (28)

Descrição da imagem

Economia • 10:37h • 27 de novembro de 2025

Brasil tem melhor renda, menor pobreza e desigualdade desde 1995

Ipea aponta avanço após crises e retomada do trabalho e da assistência

Descrição da imagem

Saúde • 10:15h • 27 de novembro de 2025

Saúde anuncia compra de 1,8 milhão de doses contra vírus sincicial

Primeiro lote começa a ser distribuído aos estados ainda em novembro

Descrição da imagem

Saúde • 09:29h • 27 de novembro de 2025

Relatório da OMS aponta impacto global da solidão na saúde

Documento alerta para quase 1 milhão de mortes anuais e destaca necessidade de políticas públicas para reduzir isolamento social

Descrição da imagem

Educação • 09:04h • 27 de novembro de 2025

Candidatos já podem consultar locais de prova do Vestibulinho das Etecs de SP

Endereço em que o participante fará o exame está disponível no site oficial do processo seletivo; avaliação será realizada no dia 30, em unidades de ensino de todo o estado

Descrição da imagem

Mundo • 08:43h • 27 de novembro de 2025

Censo 2022: IBGE atualiza mapa e Brasil registra 65 mil localidades a mais que em 2010

Entre o Censo de 2010 e o 2022, o número de localidades mapeadas saltou de 21.886 para 87.362. A localidade é “todo lugar do Território Nacional onde há um aglomerado permanente de habitantes”

As mais lidas

Mundo

Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda

Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?