Economia • 09:00h • 02 de julho de 2024
Recorde de aberturas de mercados marca o melhor semestre da história do comércio exterior para o agro
Junho registra maior expansão com 26 novas aberturas em 13 países; Brasil atinge 150 mercados em 52 países desde 2023
MAPA | Foto: Divulgação
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou um recorde histórico no comércio exterior do agronegócio brasileiro. Nos primeiros seis meses de 2024, foram abertos 72 novos mercados para produtos agrícolas brasileiros, beneficiando 30 países, superando os números de anos anteriores.
Em junho, 26 novos mercados foram abertos em 13 países, representando 32% de todas as aberturas do ano, consolidando este como o melhor semestre da história para o comércio exterior do setor agropecuário do Brasil.
Expansão Global
As aberturas de 2024 já abrangem todos os continentes: África (6 mercados), Ásia (13 mercados), Europa (3 mercados), Oceania (1 mercado) e Américas (7 mercados). Os países que receberam produtos brasileiros incluem África do Sul, Botsuana, Lesoto, Nigéria, Zâmbia, Egito, Arábia Saudita, Armênia, Butão, Cazaquistão, China e Hong Kong, Coreia do Sul, Filipinas, Índia, Omã, Paquistão, Quirguistão, Singapura, Turquia, Belarus, Rússia, Grã-Bretanha, Austrália, Canadá, México, Estados Unidos, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Peru.
Produtos Destacados
Os produtos que tiveram acordos nos requisitos sanitários e fitossanitários incluem: pescados de cultivo e derivados, sementes de hortaliças, suínos vivos e derivados, carne suína, pescados, gelatina e colágeno de várias origens, proteínas processadas de aves, produtos à base de camarões, embriões bovinos, sêmen bovino, alevinos de tilápia, peixes ornamentais, carne e produtos cárneos de ovinos, extrato de carne bovina, café verde, ovos e milho não transgênico.
Impacto nas Exportações
A expansão dos mercados internacionais impulsionou as exportações brasileiras, com o agronegócio representando 49,6% do total nos primeiros cinco meses de 2024, gerando US$ 67,17 bilhões em receita.
Desde o início de 2023, o Brasil alcançou um total de 150 mercados em 52 países, graças ao esforço conjunto do Mapa e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
*Dados até o momento
Esses resultados destacam o compromisso do Brasil em ampliar sua presença no mercado global, reforçando a confiança na qualidade dos produtos agropecuários brasileiros.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social