• Governo de SP lança a Rota do Queijo Paulista e abre inscrições para produtores
  • Em alerta: Energisa reforça equipes diante da previsão de chuvas fortes a partir deste domingo
  • Sinais de vida em Marte? Descoberta da Nasa anima comunidade científica
Novidades e destaques Novidades e destaques

Cidades • 17:39h • 07 de junho de 2024

Presidente Prudente, Bauru e Marília se destacam na criação de empregos formais no estado de SP

As cidades ocupam posições de destaque na lista das 50 campeãs de vagas de emprego com carteira assinada em abril

Da Redação | Com informações do Governo de SP | Foto: Divulgação

Os dados são do Ministério do Trabalho e Emprego
Os dados são do Ministério do Trabalho e Emprego

As cidades de Presidente Prudente, Bauru e Marília mostraram um desempenho notável na criação de vagas de emprego com carteira assinada, ocupando, respectivamente, a 21ª, 28ª e 39ª posição no ranking das 50 cidades paulistas que mais geraram postos de trabalho formais em abril.

Os dados são do Ministério do Trabalho e Emprego e destacam o compromisso dessas cidades em impulsionar o mercado de trabalho local.

Desempenho por cidade

Presidente Prudente

Presidente Prudente criou 3.478 vagas de emprego com carteira assinada no acumulado dos últimos 12 meses, posicionando-se na 21ª colocação do estado. De janeiro a abril de 2024, a cidade gerou 1.515 novas vagas, refletindo um crescimento constante na oferta de empregos.

Este desempenho destaca a força do mercado de trabalho prudentino e a capacidade de atração de investimentos e geração de oportunidades na região.

Bauru

Bauru, ocupando a 28ª posição, também se destacou significativamente com a criação de 2.856 vagas de emprego nos últimos 12 meses.

Somente nos primeiros quatro meses de 2024, a cidade criou 3.078 vagas, evidenciando um forte impulso no início deste ano. Este crescimento mostra o dinamismo econômico de Bauru e o papel fundamental da cidade na geração de emprego e renda para sua população.

Marília

Marília figura na 39ª posição com a criação de 1.975 vagas no acumulado dos últimos 12 meses. De janeiro a abril de 2024, a cidade gerou 1.332 novos empregos formais.

Este desempenho destaca Marília como um polo importante para o desenvolvimento econômico regional, oferecendo um ambiente propício para a criação de empregos e crescimento econômico.

Contexto estadual e nacional

O estado de São Paulo criou 76.299 vagas de emprego com carteira assinada em abril, somando 287.968 novas vagas no acumulado do ano até abril e 476.896 no acumulado dos últimos 12 meses.

São Paulo foi responsável por 31,8% do total de vagas criadas no país em abril, 30% no acumulado do ano e 28% no acumulado de 12 meses.

No Sudeste, o estado respondeu por cerca de 60% das vagas criadas em todos os períodos analisados.

Setores em destaque

O setor de Serviços foi o principal responsável pela criação de vagas em abril, com 41.734 novos postos de trabalho.

Outros setores que contribuíram significativamente foram: Indústria Geral (15.497 vagas), Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Aquicultura (8.795 vagas), Comércio e Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas (6.232 vagas) e Construção (4.051 vagas).

Salário médio de admissão

O salário médio de admissão no estado de São Paulo em abril foi de R$ 2.403,33, o maior do país, superando a média nacional de R$ 2.081,50.

Este rendimento representa um aumento de 1,41% em relação ao mês anterior e de 0,37% em comparação com o mesmo mês do ano passado.

O desempenho das cidades de Presidente Prudente, Bauru e Marília na criação de empregos formais reflete o vigor econômico e a capacidade de geração de oportunidades de trabalho no interior paulista.

A posição de destaque dessas cidades no ranking estadual sublinha a importância do interior no contexto econômico de São Paulo e do Brasil, demonstrando o potencial de crescimento e desenvolvimento sustentável da região.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Educação • 18:29h • 21 de setembro de 2025

Democratização do ensino técnico exige internet de qualidade e iniciativas sociais

Pesquisa do Ipea mostra que profissionais com formação técnica recebem até 24,9% a mais, mas acesso ainda é limitado; inclusão digital e iniciativas sociais são apontadas como soluções

Descrição da imagem

Variedades • 17:36h • 21 de setembro de 2025

Mensagens de WhatsApp fora do expediente podem ser consideradas hora extra

Especialista em Direito Trabalhista explica que comunicação após o horário pode configurar hora extra e até violar o direito ao descanso

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:01h • 21 de setembro de 2025

Governo de SP lança a Rota do Queijo Paulista e abre inscrições para produtores

As inscrições para produtores, queijarias, laticínios, cooperativas e demais integrantes da cadeia produtiva do leite e derivados estão abertas até 29 de setembro.

Descrição da imagem

Esporte • 16:45h • 21 de setembro de 2025

Tradição esportiva: Campeonato Varzeano movimenta Pedrinhas Paulista em outubro

Primeira rodada será em um domingo, 5 de outubro, às 15h, no Estádio Municipal Pedro Costa Filho, reunindo oito equipes da cidade e região

Descrição da imagem

Variedades • 16:18h • 21 de setembro de 2025

Em alerta: Energisa reforça equipes diante da previsão de chuvas fortes a partir deste domingo

Concessionária mobiliza plano de contingência, realiza manutenção preventiva e orienta população sobre cuidados com a rede elétrica durante temporais

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 15:40h • 21 de setembro de 2025

Brasil lança programa para fortalecer o turismo sustentável em áreas naturais

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou o programa Natureza com as Pessoas, que amplia o ecoturismo e o turismo de base comunitária em Unidades de Conservação. A iniciativa promete impulsionar o setor, gerar renda e consolidar o Brasil como referência em turismo responsável

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:18h • 21 de setembro de 2025

Senado aprova projeto que obriga escolas a comunicar casos de violência ao Conselho Tutelar

Proposta altera a LDB e a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio; medida depende agora de sanção presidencial para entrar em vigor

Descrição da imagem

Variedades • 14:30h • 21 de setembro de 2025

Sinais de vida em Marte? Descoberta da Nasa anima comunidade científica

Sessenta anos após a missão Mariner 4, que levou as primeiras imagens do planeta vermelho, a Nasa anunciou possíveis bioassinaturas em rochas analisadas pelo rover Perseverance. A brasileira Rosaly Lopes, cientista da agência, explica por que o achado é promissor, mas ainda não conclusivo

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?