Ciência e Tecnologia • 11:00h • 04 de julho de 2024
Novo guia define tempo ideal de uso de telas para crianças e adolescentes
Especialistas discutem orientações sobre o tempo adequado de uso de dispositivos por faixa etária
Da Redação | Com informações do Enap | Foto: Arquivo
A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) sediou, nesta terça-feira (25), a reunião do Grupo de Trabalho (GT) para a elaboração do Guia para Uso Consciente de Telas e Dispositivos Digitais por Crianças e Adolescentes, coordenado pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom).
A Diretoria de Inovação da Enap (GNova) forneceu suporte metodológico, facilitando o diálogo entre especialistas do governo e da sociedade civil. A diretora de Inovação da Enap, Camila Medeiros, ressaltou a urgência do tema, destacando sua relevância na agenda de cuidados, central para a GNova este ano.
Participação e colaboração
O diretor do Departamento de Direitos na Rede e Educação Midiática da Secom, Fábio Meireles, enfatizou a importância da mediação dos diálogos para assegurar a diversidade na formulação de políticas públicas. O GT é composto por representantes de diversos ministérios e entidades acadêmicas com atuação no tema.
A Enap ofertou suporte metodológico para facilitar o diálogo de especialistas sobre o uso adequado de telas | Foto: Bell Vilanova
O secretário de Políticas Digitais da Secom, João Brant, reforçou o papel do Estado na proteção de crianças e adolescentes, destacando a importância do Guia orientativo para apoiar famílias, educadores e gestores públicos.
Próximos passos
O Grupo de Trabalho continuará se reunindo para consolidar as diretrizes do Guia, com previsão de lançamento ainda este ano. Uma biblioteca virtual com documentos e publicações de referência já está disponível.
Escuta participativa
Para incluir a perspectiva das crianças e adolescentes, o Instituto Alana, com apoio da embaixada do Reino Unido no Brasil e da Secom, está realizando um projeto de escuta participativa. Pais, responsáveis, jovens e educadores podem se inscrever para participar dos encontros online.
Mais informações e inscrições podem ser encontradas na página institucional da Secom.
Com informações da Secom/PR
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social