Variedades • 16:24h • 10 de julho de 2024
Justiça confirma obrigação de uso de prefixo 0303 para operadoras de telemarketing
Regra da Anatel visa proteger cidadãos de ligações abusivas e indesejadas
Da Redação | Com informações AGU | Foto: Anatel
A Advocacia-Geral da União (AGU) obteve uma importante vitória no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), que confirmou a obrigatoriedade das empresas de telemarketing utilizarem o prefixo “0303” em suas ligações. A decisão, unânime, reforça a validade da regra estabelecida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em março de 2022, destinada a proteger os cidadãos de ligações abusivas e indesejadas.
O caso teve início quando uma empresa de telemarketing conseguiu uma tutela de urgência na 2ª Vara Federal de Barueri (SP), que a dispensava de seguir a exigência. Em resposta, a AGU, por meio da Procuradoria-Regional Federal da 3ª Região, apresentou um agravo de instrumento defendendo a necessidade de cumprimento da regra prevista no art. 10 do anexo ao Ato nº 10.413/2021 da Anatel.
A decisão do TRF3 não apenas reafirma a importância do código “0303” como medida de proteção aos consumidores, mas também preserva a autoridade da Anatel como órgão regulador. Talitha Braz Bernardino, coordenadora do Núcleo de Gerenciamento de Ações Prioritárias, Inteligência e Estratégia da PRF3, destacou que a decisão confirma os limites legais e regulamentares da Anatel, essencial para a fiscalização e normatização dos serviços de telecomunicações.
Com a medida, espera-se uma redução significativa no número de ligações não solicitadas, garantindo maior tranquilidade aos consumidores e assegurando que as empresas de telemarketing cumpram as normas estabelecidas para o setor.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social