Saúde • 11:22h • 15 de junho de 2024
Governo de SP prorroga vacinação contra a paralisia infantil até o final de junho
Imunização é a principal forma de prevenção contra a doença para menores de 5 anos; vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde
Da Redação | Com informações do Governo de SP | Foto: Divulgação
O Governo de São Paulo decidiu prorrogar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite até o final de junho, estendendo o prazo para os 645 municípios do estado.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) orienta que crianças de 1 a 4 anos sejam vacinadas, enquanto a situação vacinal das menores de 1 ano será avaliada para iniciar ou completar a caderneta de acordo com a idade.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão abertas desde 27 de maio para imunizar as crianças contra a paralisia infantil.
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode levar à paralisia muscular dos membros inferiores de forma assimétrica e irreversível. Em casos graves, a doença pode evoluir para óbito. A vacinação é a principal forma de prevenção.
Até o dia 12 de junho, foram aplicadas 185.247 doses da vacina no estado de São Paulo, de acordo com dados da SES. Com a prorrogação da campanha, a meta é ampliar a cobertura vacinal.
A campanha de vacinação faz parte do processo de mudança do esquema vacinal das crianças, impulsionado pelas conquistas na interrupção do poliovírus no Brasil. A pólio selvagem foi eliminada no Brasil desde 1989 e em São Paulo desde 1988, o que rendeu ao país a certificação de área livre da doença em 1994.
Quais são os sintomas da poliomielite?
A maioria das pessoas infectadas não manifesta sintomas ou apresenta poucos sintomas, similares a outras doenças virais, como:
- Febre
- Mal-estar
- Dor de cabeça
- Dor de garganta e no corpo
- Sintomas gastrointestinais (náuseas e vômitos)
- Constipação (prisão de ventre)
- Espasmos
- Rigidez na nuca
- Meningite
Nas formas mais graves, instala-se a flacidez muscular, que geralmente afeta um dos membros inferiores.
Para esclarecer dúvidas sobre a vacinação, o Governo de SP criou o portal “Vacina 100 Dúvidas”, que responde às 100 perguntas mais frequentes sobre vacinação, efeitos colaterais, eficácia das vacinas, doenças imunopreveníveis e os perigos de não se imunizar.
O acesso está disponível no link: Vacina 100 Dúvidas.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social