Mundo • 13:00h • 19 de maio de 2024
Força-tarefa do Ministério Público autua 65 estabelecimentos por preços abusivos no RS
Iniciativa responde a centenas de denúncias de consumidores impactados por enchentes recentes
Da Redação | Divulgação: Internet
Desde o início de maio, uma força-tarefa coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Rio Grande do Sul tem intensificado a fiscalização contra a prática de preços abusivos em diversos municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre.
Até o momento, 315 estabelecimentos foram inspecionados e 65 deles autuados por elevarem seus preços de forma injustificada após as enchentes devastadoras que atingiram a região.
A operação foi motivada por um aumento significativo nas denúncias recebidas pelo Ministério Público, que criou um canal exclusivo — precoabusivo@mprs.mp.br — para que os cidadãos pudessem reportar irregularidades. Esta iniciativa já acumulou 680 reclamações desde sua ativação.
Os estabelecimentos autuados incluem principalmente mercados e postos de combustível, onde dois funcionários chegaram a ser detidos por infringir as normas de defesa do consumidor.
A ação também abrangeu farmácias e empresas de revenda de produtos essenciais como água e gás, com relatos de preços exorbitantes como R$ 80 por um galão de 20 litros de água.
A força-tarefa é composta por membros do Ministério Público, coordenadores de apoio ao consumidor, promotores de justiça especializados e colaboradores do Procon estadual e municipais, além de agentes da Delegacia do Consumidor da Polícia Civil.
Esta colaboração multissetorial visa não apenas penalizar os infratores, mas também reforçar a proteção ao consumidor em um período de recuperação econômica e vulnerabilidade social.
| Com informações do Ministério Público do RS
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social