Mundo • 12:02h • 30 de julho de 2024
Dez milhões de brasileiros já possuem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)
Novo documento moderniza o Sistema de Identificação do Cidadão no Brasil, emitido com apoio do Ministério da Gestão
Da Redação | Com informações do Ministério da Gestão e Inovação | Foto: Divulgação

Dez milhões de brasileiros já possuem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), modernizando o Sistema de Identificação do Cidadão no Brasil. O novo documento estabelece dados íntegros para os cadastros do governo, reduz fraudes e amplia a segurança dos processos de identificação. O dado foi divulgado nesta segunda-feira (29/7) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Até o momento, a CIN é emitida em 24 estados e no Distrito Federal, com exceção do Amapá e Roraima. A nova carteira adota o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como único número de Registro Geral (RG), unificando a numeração em todo o país. Segundo Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital, a CIN também permitirá que a administração pública seja proativa na oferta de serviços aos cidadãos, simplificando processos como a verificação de direitos ao Bolsa Família ou avisos sobre consultas médicas.
A CIN está conectada à identidade digital do GOV.BR, garantindo maior segurança para os usuários. Com mais de 159 milhões de usuários, a plataforma oferece acesso a mais de 4.300 serviços digitais. O estado do Rio Grande do Sul lidera a emissão da nova carteira, com mais de 1,2 milhão de CINs expedidas, mesmo enfrentando desafios como os recentes desastres ambientais.
A primeira via da CIN é gratuita e pode ser emitida até 2032. Mais informações sobre a nova carteira estão disponíveis no site.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor